Foto: Reprodução/ Instagram @eusoulblack
Natural de Guarapari, região Metropolitana do Espírito Santo, Gustavo Nascimento é formado em design há 10 anos. Com o desejo de criar uma marca própria que o representasse e trouxesse identificação para os clientes, o designer criou a marca “Soul Black” e decidiu investir no ramo de óculos solares.
Por morar em Guarapari, município famosos por suas praias, Gustavo buscou a inspiração no local em que foi criado. “Eu procurei por uma coisa que não tinha marca ainda no Espírito Santo, principalmente em Guarapari, cidade com muita praia. Na mesma época em que pensei na marca, um amigo fez uma marca de camisas e por isso tive a ideia de fazer uma marca de óculos”, diz.
A partir de então o empreendedor procurou por fornecedores e deu o ponta pé inicial. Após o nascimento da Soul Black, em março deste ano, ele decidiu sair da empresa em que trabalhava para se dedicar ao negócio. Atualmente, além da marca em parceria com sua esposa, Gustavo tem também uma agência de design.
Ele conta que apesar dos desafios iniciais, o lançamento do produto foi empolgante, e resultou em uma grande quantidade de vendas. “Tudo no início é muito complicado, desafiador, mas o negócio é não desistir. Quando a gente abre um negócio novo, as pessoas buscam saber o que é pela novidade, inclusive a minha maior venda de óculos foi quando eu lancei. No início é tudo muito legal, o que não pode deixar acontecer é a peteca cair, e eu não deixei”, afirma o empreendedor.
Por ser formado na área, é Gustavo quem produz seu próprio material de divulgação e cria os catálogo para os clientes. Ele relata que a dificuldade vem em manter as vendas sempre ativas, uma vez que os óculos solares são produtos muito duráveis.
E o nome da marca, “Soul Black”, traz um significado muito importante e essencial para o empreendedor: mostrar sua garra. “Eu sou negro, minha família toda é negra, eu tenho um ciclo social negro. Então eu quis trazer isso pra marca, colocar “Alma Negra” no negócio. Queremos mostrar toda nossa garra”, diz Gustavo.
Ver essa foto no Instagram
Hoje, o empreendimento funciona digitalmente, através do Instagram. Os clientes podem solicitar o produto para experimentarem pessoalmente. “Eu levo para a pessoa provar porque óculos precisa ser provado no rosto, e por trabalhar pra mim, tenho um horário mais flexível. A pessoa pode provar o que gostar”, conta.
Ele conta ainda que os planos para os futuros são muitos. O foco atualmente é consolidar a marca no Espírito Santo e futuramente expandir para outros estados do país. “O meu objetivo é deixar a marca conhecida aqui. Nos outros estados a gente vai com calma, uma coisa de cada vez. Aonde eu posso levar os meus óculos eu levo, divulgo, falo sobre. Não tenho uma loja física ainda, mas se Deus quiser vai ter.” finaliza Nascimento.