News • Inspiração Capixaba

Aretusa Araújo: advogada e empreendedora movida por propósito e inovação

Publicado em: 19/05/2025

Foto: Arquivo pessoal

Com 25 anos de atuação na advocacia, Aretusa Araújo sempre soube que queria fazer mais do que apenas reagir a problemas jurídicos. Depois de passar por grandes escritórios no Espírito Santo, decidiu trilhar um novo caminho, e hoje coleciona histórias de sucesso e de orgulho. 

Natural de João Monlevade (MG), mas moradora do Espírito Santo desde os cinco anos, Aretusa se define como uma empreendedora nata. Ao lado da advocacia, ela fomenta o empreendedorismo feminino, já recebeu prêmios como o da Associação de Empresários da Serra, o de Mulher de Negócio de 2024, e atualmente é Conselheira do Junior Achievement ES, uma ONG mundial que fomenta o empreendedorismo para os jovens.

A advogada graduou-se em 2000, pela Universidade Vila Velha (UVV), e cursou pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil. Mais tarde realizou outra pós em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, além de possuir formação complementar em gestão jurídica pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Aretusa Araújo. Foto: Arquivo pessoal

ARJUS e ICES

“Quando eu já pegava os processos, o problema já estava criado. Eu queria trabalhar na prevenção”, conta Aretusa sobre o início da carreira, quando trabalhava em escritórios. Foi assim que nasceu a ARJUR, um escritório que atua com consultoria jurídica recorrente e tem como propósito ajudar empresas a reduzirem riscos antes mesmo que eles virem processos judiciais. 

“Com essa metodologia de trabalho, conseguimos reduzir o risco jurídico, melhorar a produtividade da equipe e, consequentemente, aumentar a rentabilidade do negócio”, afirma. A iniciativa deu tão certo que se desdobrou no Instituto de Compliance do Espírito Santo (ICES), uma spin-off da ARJUR focada na implantação de programas de integridade, treinamentos e políticas ESG.

O ICES é uma iniciativa dedicada a promover a excelência corporativa por meio de práticas de integridade. O instituto oferece consultoria especializada na implementação de programas de compliance, políticas de governança, treinamentos e workshops, com foco em ética, transparência e responsabilidade social. Atualmente, o ICES atende desde startups até multinacionais.

Com a liderança de Aretusa, o ICES promove a excelência corporativa por meio de práticas de integridade. Foto: Arquivo pessoal

 

Inovação e propósito

A paixão por desenvolver soluções inovadoras levou Aretusa e sua equipe a criarem o Canal Ético, uma plataforma externa e independente de recebimento de denúncias de assédio e outras violações no ambiente de trabalho. Com isso, a ferramenta permite a comunicação segura e confidencial de irregularidades dentro das organizações atendidas. “A gente não só recebe a denúncia. A gente trata, investiga e entrega o relatório pronto para a empresa”, explica.

A advogada também integra, como parte da diretoria jurídica, o grupo que está fundando a COOP027, a primeira Cooperativa de Trabalhadores de Tecnologia da Informação do Espírito Santo.

E não para por aí. Sobre os planos para os próximos anos, Aretusa conta que está trabalhando para melhorar as rotinas de atendimento da ARJUR e do ICES com o uso de Inteligência Artificial. “Já utilizamos a inteligência artificial nos nossos processos internos,” garante.

No entanto, ela destaca o cuidado com o uso de IA no universo jurídico. “Percebemos que está sendo cada vez mais necessário um atendimento humanizado. Porque as empresas têm necessidades diferentes. O mundo está muito corrido, as pessoas têm feito coisas muito em escala e a gente faz de forma diferente. Entendemos a empresa, as necessidades individuais para fazermos um atendimento customizado. Investimos nisso cada vez mais.”

Com um escritório composto por oito profissionais e clientes que começaram com 20 funcionários e hoje têm mais de 400, Aretusa comemora os frutos de uma trajetória marcada por dedicação, estratégia e propósito. “A gente quer estar no dia a dia do cliente, entender as necessidades dele e participar da solução”, afirma.

 

Vida pessoal

Na vida pessoal, ela é “mãe e filha da Tereza”, já que sua mãe e sua filha possuem o mesmo nome. Também é avó do chihuahua Thor e é uma entusiasta da atividade física. “É o nosso mascote”, brinca a advogada. 

Aretusa: mãe e filha de Tereza. Foto: Arquivo pessoal

Extrovertida, amante da natureza e da atividade física, Aretusa garante: “Meu hobby é atividade física, porque eu entendo que para você ter uma saúde mental boa, tem que começar pela prática da atividade esportiva.”

Além disso, ela afirma ser “cheia de energia positiva” e gosta de estar com os amigos e comemorar cada conquista. E afirma que o segredo para o sucesso é “dedicação, paixão e fé em Deus”. Assim, a gente conquista o caminho”.

E quando se fala em orgulho capixaba, Aretusa, que é mineira, mas capixaba de coração, é categórica: “Para mim, a qualidade de vida que a gente tem aqui é o que me dá orgulho. Poder curtir a natureza é o principal”, conclui.

Amante da natureza e da atividade física, Aretusa não deixa de caminhar ou correr na praia aos fins de semana. Foto: Arquivo pessoal

 

Recomendadas