Foto: Yuri Barichivich
O Espírito Santo se consolida mais uma vez como referência em gestão pública no Brasil. O estado conquistou a 2ª colocação no Ranking dos Estados com Maior Taxa de Investimentos, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento considera a relação entre o investimento público líquido e a receita corrente líquida dos estados, dentro do pilar de Solidez Fiscal.
O indicador mede a capacidade dos governos de realizar investimentos estratégicos sem comprometer a saúde fiscal. Ou seja, um estado que mantém as contas equilibradas — com controle de despesas como folha de pagamento — consegue direcionar mais recursos para áreas que impulsionam o desenvolvimento, como infraestrutura, mobilidade, saneamento, educação e saúde.
Com uma taxa de investimentos de 15,16%, o Espírito Santo fica atrás apenas do estado de Mato Grosso do Sul, que lidera o ranking com 15,30%. O resultado reflete a responsabilidade fiscal capixaba e sua capacidade de gerar crescimento econômico, atração de investimentos privados e melhoria da qualidade de vida da população.
O levantamento faz parte do Ranking de Competitividade dos Estados, que avalia diferentes pilares como infraestrutura, sustentabilidade, inovação e educação, além da solidez fiscal.
Confira o ranking completo
Foto: Reprodução/CLP