Foto: Descubra o ES
Hoje, 29 de junho, Governador Lindenberg, o “caçula” dos municípios capixabas celebra seus 27 anos, data baseada no plebiscito realizado em 1997 e sancionada pela Lei nº 5.638 de 11 de maio de 1998. Embora seja o município mais novo do Espírito Santo, sua história remonta ao início do século XX, construída por colonos.
Em 1920, a Companhia Territorial iniciou a demarcação das terras com lotes de 40 hectares doados a famílias de imigrantes italianos e alemães. O povoado recebeu nomes curiosos ao longo do tempo: primeiro “51”, depois “15 de Novembro” e, por fim, “Governador Lindenberg”, em homenagem ao governador Carlos Lindenberg, que atendeu à demanda da comunidade por energia elétrica
A conquista da autonomia veio após muita mobilização. Um plebiscito foi realizado em 29 de junho de 1997, seguido pela aprovação da lei em 1998. Desde então, a sede e seu principal distrito, Novo Brasil, formam um município orgulhoso de sua identidade e valores.
Foto: Descubra o ES
Com cerca de 11 mil habitantes distribuídos em quatro distritos — sede, Novo Brasil, Moacir Ávidos e Morello, o município tem economia baseada na agricultura familiar, principalmente no café, seguido por pecuária. Além disso, Governador Lindenberg está inserido na rota turística dos Pontões do Capixaba, com formações rochosas como as Pedras Gêmeas e da Santa Rosa, e a Bica Três Irmãos.
Que venha muitos anos de história e desenvolvimento para Governador Lindenberg. Parabéns a todos os munícipes!