Reprodução/CETURBES
A Biblioteca Transcol, um projeto que leva livros e cultura gratuitamente para os terminais de ônibus da Grande Vitória, facilitando o acesso à leitura para milhares de pessoas que circulam diariamente pelo transporte público, está retornando com força total.
O primeiro módulo será inaugurado no Terminal de Jardim América, no dia 15/07, às 16h30, com a presença confirmada do governador Renato Casagrande e da Ministra da Cultura Margareth Menezes. A partir dessa data, os leitores cadastrados poderão pegar livros por empréstimo.
E essa é só a primeira inauguração de muitas: até o mês de setembro nove terminais da Grande Vitória vão ganhar seu espaço renovado de leitura, encontro e cultura.
Criado em 2007 quando as redes sociais ainda davam os primeiros passos, o projeto Biblioteca Transcol acumulou marcas expressivas e se tornou uma referência. Agora, ele se reconecta com um novo tempo e traz quatro grandes novidades:
Presença ativa nas redes sociais
Instagram, Facebook e TikTok entram em cena para ampliar o diálogo com quem transita nos terminais. Vai ter dica de livro, campanhas interativas e muito mais.
Módulos interligados em rede
Os módulos passam a funcionar de forma integrada, o que permite mais eficiência no controle do acervo, rapidez na coleta e análise de dados, e, principalmente, um melhor conhecimento do perfil e das preferências de leitura de cada público atendido. Isso facilita a reposição de títulos mais procurados, fortalece a diversidade da oferta e ajuda a aproximar ainda mais os livros de quem os procura.
Cadastro e reservas online
Agora é possível se cadastrar e reservar livros sem sair de casa. Uma facilidade importante para quem vive na correria e quer aproveitar melhor o tempo no terminal.
Reprodução/Secult ES
Além dessas inovações, a nova fase traz uma agenda cultural vibrante com a realização de eventos culturais mensais em cada unidade com a participação de artistas capixabas, valorizando a cultura local, fortalecendo o vínculo com as comunidades e ampliando o alcance da biblioteca para outros públicos.
Para se cadastrar, conhecer o acervo ou saber mais, é só acessar o link disponível na bio do Instagram da Biblioteca Transcol. Ou aponte a câmera do celular para o QR CODE abaixo.
O projeto Biblioteca Transcol é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult) e da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), em parceria com a OSC Universidade para Todos, selecionada por chamamento público, apoio da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb), e conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) do Ministério da Cultura (MinC).
Com informações: Assessoria de Imprensa Biblioteca Transcol