News • Evento

“O maior evento do ES”, garante organizadora do Vital; festival acontece nos dias 22 e 23

Publicado em: 13/08/2025

Divulgação

Vitória vai tremer mais uma vez! Nos dias 22 e 23 de agosto, o Sambão do Povo será palco do maior carnaval fora de época do Sudeste e, segundo a própria organizadora, “o maior evento cultural de turismo do Espírito Santo”. O Vital 2025 chega com promessa de estrutura histórica, line-up de peso e um homenagem especialaos 40 anos do axé, ritmo que ajudou a construir a identidade da festa desde 1994.

O evento, que já tem mais de 80% dos ingressos vendidos, receberá foliões de pelo menos 20 estados brasileiros e até de outros países, como Irlanda, Itália e EUA. A programação se espalha entre trios elétricos e camarotes, reunindo nomes como Bell Marques, Durval Lélys, Timbalada, Tomate, Xanddy Harmonia e Saulo Fernandes (bloco), além de atrações como Banda Eva, Jammil Alexandre Peixe, Alinne Rosa e Psirico (camarotes).

Em entrevista exclusiva ao Orgulho Capixaba, Lilian Moussallem — empresária que está à frente da organização desde a primeira edição — falou sobre a história, o impacto e os desafios do Vital.

Ela relembrou o início, em 1994, quando o axé vivia seu auge no Brasil. “Foi uma loucura. Eu voltei super empolgada de Salvador e falei: vamos fazer aqui também. Já existia o Fortal [em Fortaleza] e o Carnatal [em Natal], mas nós fomos pioneiros no Sudeste. Ficamos muito tempo entre os cinco maiores do Brasil, pau a pau com os grandes”, conta.

Lilian Moussallem. Foto: Divulgação

 

Pausa, retorno e desafios

O Vital cresceu e se consolidou como referência. Entre 1994 e 2005, chegou a reunir centenas de milhares de pessoas por edição na Avenida Dante Michelini, na Orla de Camburi. A edição de 2006, entretanto, foi realizada na Praça do Papa, sob muita chuva e entraves que levaram ao encerramento da sequência de festas anuais.

Após a edição de 2006, veio uma pausa, mas o nome nunca deixou de ter peso e de ser lembrado e falado pelos capixabas. “O Vital tem um valor sentimental muito forte para o capixaba. Muita gente se conheceu, começou a namorar e fez história ali. As pessoas esperavam o ano inteiro para a festa”, relembra Lilian.

Vital 2004. Foto: Nestor Muller/Arquivo A Gazeta

Após 15  anos de pausa, o retorno, em 2022, foi explosivo. Em plena retomada pós-pandemia, os ingressos se esgotaram em poucos dias e mais de 20 mil pessoas por dia lotaram o Sambão do Povo, em Vitória. “Era saudade. Todo mundo quis ir. Foi um boom, um sucesso, todo mundo querendo estar junto novamente”, conta a organizadora.

Para Lilian, a relevância do Vital vai muito além da diversão. “Hoje eu posso afirmar: é o maior evento cultural e de turismo que nós temos no Espírito Santo. Não tem nada no Estado que traga mais turistas do que o Vital. Ano passado tivemos participantes de 26 estados, e fazemos isso com nossas próprias pernas. É algo que as secretarias de Turismo e de Cultura deveriam olhar com mais atenção”, afirma, pontuando as dificuldades de manter o evento sem o apoio necessário dos órgãos públicos.

Ela também aponta que a logística para trazer 21 atrações de fora do Estado é complexa e falta apoio institucional. “Não é fácil chegar e nem sair de Vitória. Não temos apoio do poder público ou de companhias aéreas. É um desafio enorme trazer esse turismo para cá e fazer com que o capixaba entenda que o Vital é dele e que deve se orgulhar disso”, relata.

Vital. Foto: Divulgação

 

Vital 2025

A edição de 2025 vem uma estrutura que promete impressionar, com cenografia inspirada em pontos icônicos de Salvador, dezenas de painéis de LED e efeitos especiais durante a passagem dos trios. “Quem nunca foi a Salvador vai sentir um gostinho. As ativações serão todas voltadas à cidade, e já na chegada o público vai ter uma surpresa”, adianta Lilian, sem entregar todos os detalhes para manter a expectativa.

O impacto econômico do evento também impressiona. Hotéis, restaurantes, bares e prestadores de serviço faturam alto durante os dois dias de festa. “O Vital gera em torno de R$ 50 milhões na economia do Estado. É renda para muita gente, hotéis, restaurantes”, ressalta.

A festa acontece no Sambódromo de Vitória (Sambão do Povo), nos dias 22 e 23 de agosto. Os ingressos estão à venda no site blueticket.com.br e também na loja física Nuvem Concept Store, na Praia do Canto, em Vitória.

Atrações do bloco (trio) na sexta (22). Reprodução/@vemvital

Atrações do bloco (trio) na sábado (23). Reprodução/@vemvital

 

Valorização

Apesar do reconhecimento nacional, a organizadora admite sentir que a festa é mais valorizada fora do que dentro do Espírito Santo. “Eu tenho uma mágoa do capixaba não valorizar o Vital como deveria. Brasileiros de outros estados dão a vida para vir para cá. O capixaba podia ser mais regionalista, valorizar o que é dele”, desabafa.

Lilian deixa um recado para quem ainda não conhece o evento: “É importante ir uma vez para entender. Quando a pessoa vai, ela percebe o que significa. Precisamos da força do capixaba para manter vivo um evento que é orgulho nacional”, finaliza.

Recomendadas