News • Evento

ES sediará a 1ª Feira Internacional do Café Conilon e projeta o grão capixaba para o mundo

Publicado em: 20/08/2025

O cafezinho que não pode faltar no dia a dia do brasileiro percorre um longo trajeto até chegar aos lares e empresas. E o Espírito Santo, maior produtor de café conilon do Brasil, é um protagonista nesse processo: segundo dados do Incaper, somos responsáveis por 70% da produção nacional do café conilon.

Não há, portanto, palco melhor para sediar a primeira Feira Internacional do Café Conilon, evento que nasce para mostrar o potencial do grão para o país, destacando todo o arranjo produtivo: da lavoura à xícara. A FICC está confirmada para acontecer entre os dias 27 e 29 de novembro, no Parque de Exposições Alfeu Sossai, em Jaguaré, cidade do Noroeste do Estado que ocupa posição de destaque nacional na produção do grão.

Principal fonte de renda em 80% das propriedades rurais capixabas localizadas em terras quentes, o conilon tem participação de 37% no PIB Agrícola. São quase 300 mil hectares plantados do grão no ES, com 40 mil propriedades em 63 municípios. Gerando cerca de 250 mil empregos diretos.

A feira, que terá entrada gratuita, reunirá cooperativas, exportadores, agricultores, federações, e autoridades para acompanhar palestras e painéis sobre a produção do grão, informações sobre sistema financeiro e maneiras de impulsionar o turismo da região por meio do café conilon. O público também contará com uma exposição de agronegócios, reunindo o que há de novidades e tecnologia para o setor. Detalhes da programação serão informados em breve.

Grandes players do setor já confirmaram participação como Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, Sindicato da Indústria do Café do Estado do Espírito Santo, Associação Brasileira da Indústria de Café, Sindicato do Comércio de Café em Geral do Estado do Espírito Santo, Associação Brasileira da Indústria de Café e de Café Solúvel (ABIC e ABCIS), Sistema OCB Espírito Santo, Sistema Faes / Senar-ES / Sindicatos Rurais, Senac e Fecomércio.

“A FICC posicionará o Espírito Santo no centro das atenções nacionais e internacionais. Nossa feira nasce em um momento especialmente promissor, já que em 2025 o Espírito Santo atinge uma safra recorde do conilon, superando 13 milhões de sacas e consolidando o estado como maior produtor brasileiro, referência em tecnologia, qualidade e sustentabilidade. A FICC é um espaço estratégico para reunir os protagonistas dessa cadeia, promovendo debates, painéis técnicos, exposição de tecnologias de ponta e oportunidades de negócios. Pretendemos evidenciar todo o potencial do conilon, discutindo caminhos para ampliar valor agregado, inserir o produto capixaba em mercados internacionais e impulsionar o turismo rural e gastronômico da região, conectando nossa tradição agrícola às inovações do setor”, afirma Marcus Magalhães, coordenador da FICC, que há mais de 30 anos atua no agronegócio como consultor, palestrante, corretor e no varejo.

Reprodução / Instagram @ficconilon

A FICC será realizada pela prefeitura de Jaguaré em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico, Social, Proteção Ambiental e Empreendedorismo Turístico da Região do Verde e das Águas (Adetur), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Centro de Comércio do Café de Vitória (CCCV), Sindicato do Comércio e dos Corretores de Café, Conselho Nacional do Café (CNC).

Recomendadas