Foto: Arquivo pessoal
De uma infância no interior do Espírito Santo a empresário consolidado no setor de transportes, Wilson Fardin construiu uma história marcada por desafios, coragem e perseverança. Hoje, à frente da Fardin Mudanças e Transportes, ele conversou com o Orgulho Capixaba e relembrou sua história e o caminho percorrido até transformar um pequeno negócio familiar em referência no Espírito Santo.
Wilson nasceu em Pombal de Cima, no município de Vargem Alta, em 1964, onde morou até 1975. “Infância de muita fartura e também de muito aprendizado. Tínhamos que cumprir tarefas como moer café, dar comida pros animais, levar café pros familiares que trabalhavam na roça. Desde cedo aprendi a ter responsabilidades com a família, pois meu pai era doente”, recorda o empresário.
Aos 11 anos, Wilson mudou-se com a mãe, o pai e as três irmãs para Campo Grande, em Cariacica. A mudança trouxe novos desafios. “Bateu um desespero. Aquela fartura do interior não tinha mais, momentos difíceis. Mas minha mãe colocou todos nós pra estudar e trabalhar. Eu, com 11 anos, fui vender picolé. Com 12 anos já estava trabalhando em uma padaria e fui nesse emprego até os 20 anos”, conta.
Com o ensino médio concluído, ele construiu sua primeira experiência profissional de longo prazo. “Dos 20 aos 35 trabalhei na antiga Chocolates Vitória na função de supervisor. Nesse período conheci minha esposa e constituímos nossa família com três filhas”, compartilha Wilson.
Wilson conversou com o Orgulho Capixaba e relembrou sua trajetória. Foto: Arquivo pessoal
O encerramento das atividades da fábrica, no início dos anos 2000, foi o ponto de virada para Wilson. Foi aí que surgiu o desejo dele e da esposa de começarem juntos o próprio negócio. “Comprei uma Toyota de carroceria e comecei a fazer pequenos serviços de transporte. Catava entulho na pá e na enxada, fazia entregas de lojas de móveis e pequenas mudanças. Daí surgiu a Fardin Mudanças”, lembra
Wilson recorda que os primeiros anos da empresa foram de intenso aprendizado. “De 2000 a 2004 foi um período de muito empenho e aprendizado, pois percebi que o mercado de mudanças precisava de muita qualificação: funcionários treinados e recursos adequados para dar conforto e segurança ao fazermos a mudança”, explica. Desde essa época ele aprendeu que o mais importante era ouvir o cliente e atender suas necessidades.
Esse cuidado com o atendimento se tornou a essência da empresa. Sobre os diferenciais que colocam a Fardin Mudanças e Transportes na frente das demais empresas do setor, Wilson garante: “Temos funcionários comprometidos com a política da empresa, atendimento humano e uma devida resposta entre início, meio e fim do serviço, com o objetivo de gerar satisfação.”
Wilson Fardin e a esposa. Foto: Arquivo pessoal
Mesmo com a consolidação da marca, os desafios sempre estiveram presentes. “O maior desafio foi a gestão de pessoas. Qualificar a família – eu, esposa e as três filhas – na essência do negócio e capacitar os colaboradores dentro da política da empresa”, relata.
Com os desafios, surgem também os aprendizados. Nesse sentido, Wilson destaca a importância da constância para a consolidação da marca. “Vale a pena se dedicar dia a dia, como se estivéssemos começando hoje, pra não perder a essência do negócio”, diz.
Wilson com a esposa e as três filhas. Foto: Arquivo pessoal
A empresa segue com planos de expansão, focada em inovação e na ampliação de serviços. “Guardar mudanças, aumentar a frota e atuar como operador logístico”, adianta Wilson sobre os planos para o futuro do empreendimento.
Com mais de duas décadas de atuação, a Fardin Mudanças e Transportes coleciona histórias e a fidelidade dos clientes. “Gratidão por esses anos de mercado. Temos clientes e amigos com uma fidelidade, não só por nos contratar, bem como nos indicar. Isso é sensacional”, celebra.
Wilson Fardin e a Fardin Mudanças e Transportes são Orgulhos Capixabas que merecem o reconhecimento!
Fardin Mudanças e Transportes: um Orgulho Capixaba. Foto: Arquivo pessoal