Foto: Guilherme Henrique / Pinterest
Ser capixaba se tornou um ativo de marca — mas só se você souber como vender isso do jeito certo.
A maior oportunidade dos últimos anos para negócios locais do ES está acontecendo agora e pode ser a sua grande janela para se posicionar agora e se tornar uma referência, aproveitando ao máximo todas as oportunidades de negócios.
O Espírito Santo nunca esteve tão em evidência. Grandes organizações estão finalmente apoiando o crescimento de negócios locais.
Mas aqui está a verdade dura:
Ser capixaba não é diferencial se você continua sendo mais do mesmo.
Vejo muitos empreendedores capixabas tentando se destacar usando a força regional… Mas o que fazem, na prática?
Reforçam estereótipos, copiam o amadorismo dos concorrentes e afundam na mesmice.
Enquanto isso, marcas locais que sabem se posicionar certo estão dominando espaço até em mercados nacionais.
Os 3 grandes erros que estão travando o crescimento de quem tenta usar sua origem como ativo de marca:
E sabe o que é pior?
Muitos desses negócios até têm qualidade…
Mas continuam sendo tratados como “alternativa barata” porque não sabem construir marca.
Se você não controla a percepção, você se torna vítima dela.
Empresas que constroem um posicionamento de marca forte e autêntico aumentam exponencialmente suas margens de lucro, mesmo mantendo os mesmos produtos.
Ou seja: o problema não é o que você vende.
É como você se posiciona.
Aqui vão 3 estratégias que vão mudar o seu jogo – seja você um micro, pequeno ou médio empreendedor capixaba que deseja se consolidar no mercado como uma referência:
Ser capixaba é uma potência — mas só quando se entende que o mercado de alto padrão não compra pela origem, e sim pelo valor que a origem representa.
Você não precisa mudar sua essência.
Você precisa aprender a embalar sua essência com estratégia.
E quando fizer isso, seu negócio vai parar de ser apenas local e passar a ser lendário.
Lembre que melhor do que o cliente comprar o que você está vendendo é quando ele compra porque é você quem está vendendo.
Você precisa se valorizar.
Vamos em frente.