News • Empreendedorismo

Há 20 anos no mercado imobiliário, Carlúcia Carvalho é referência e orgulho

Publicado em: 11/09/2025

Foto: Arquivo pessoal

A carreira de Carlúcia Carvalho, corretora de imóveis, empresária e investidora, foi construída passo a passo, sustentada pela experiência e pelo desejo de transformar oportunidades em realizações. Atuando há 20 anos no mercado imobiliário de Vitória, sua trajetória é marcada por persistência e paixão pelo que faz.

Nascida em Mimoso do Sul, no interior do Espírito Santo, Carlúcia se mudou para Vitória há 26 anos. “Vim para estudar e acabei me apaixonando pela cidade, que hoje é o palco da minha vida pessoal e profissional.” Foi na capital que ela consolidou sua carreira e construiu sua marca no setor que atua há duas décadas. Hoje, Carlucia é graduada em Administração e perita avaliadora e com ampla experiência em negociação e fechamento de negócios.

A entrada definitiva na corretagem ocorreu de forma natural, após anos de vivência nos bastidores das imobiliárias. “Eu já atuava na área administrativa de imobiliárias e sempre me identifiquei com o setor. […] Quando decidi me tornar corretora de imóveis, já trazia na bagagem bastante conhecimento de mercado e uma rede de clientes construída com base em confiança”, conta.

Foto: Arquivo pessoal

 

Desafios e realizações

Ela recorda que os primeiros passos não foram fáceis, principalmente por ainda não ser conhecida no setor. Para Carlúcia, o maior desafio foi conquistar seu  espaço e mostrar sua experiência sólida de gestão e conhecimento de mercado. Esse obstáculo, no entanto, se transformou em aprendizado. “No começo, eu mesma não tinha o hábito de divulgar meu trabalho de forma pessoal, porque sempre estive mais voltada para os bastidores. Mas entendi que, na corretagem, a visibilidade é fundamental. Hoje vejo que esse desafio me ajudou a desenvolver uma comunicação mais aberta e autêntica com clientes e parceiros.”

Ao longo de duas décadas de atuação, a motivação continua sendo a mesma. Carlúcia conta que o que a motiva até hoje é o contato humano que o mercado imobiliário proporciona. Para ela, cada negociação é única e cada cliente traz uma expectativa diferente.

 

“Eu me realizo quando consigo entregar mais do que um imóvel: entrego um projeto de vida, seja um lar, um investimento ou o espaço para um negócio nascer”, afirma.

 

Na visão de Carlúcia, o mercado imobiliário da capital capixaba vive um momento de destaque tanto para quem deseja morar ou investir na cidade. O preço médio do metro quadrado, um dos mais caros do país, mostra a valorização da capital. Com esse olhar atento às transformações, ela aponta tendências. “Em Vitória, algumas tendências ficam bem claras para os próximos anos: valorização contínua nas áreas centrais e orla; imóveis compactos e multifuncionais em alta; segmentação do mercado, com foco em produtos premium, retrofit e diferenciais como sustentabilidade e tecnologia; investimento em experiência e liquidez; além da resiliência frente a juros altos”, considera.

Foto: Arquivo pessoal

 

Motivos para ter orgulho

Outro ponto que Carlúcia faz questão de destacar é o protagonismo feminino no setor. Ela conta que até 1958, ser corretora era ilegal para as mulheres no Brasil. “Hoje, nós não só estamos presentes como somos protagonistas. O número de mulheres corretores cresceu mais de 140% na última década e já representamos mais de 40% dos profissionais do setor”, afirma, orgulhosa.

Ela acredita que as mulheres trouxeram novas perspectivas para o mercado. “Sensibilidade, empatia, comunicação clara e uma visão mais humanizada do processo de negociação. Tudo isso contribui para um atendimento de excelência e para relações mais duradouras no mercado.”

Quando questionada sobre o que ela mais se orgulha em ser capixaba, ela encontra nos locais por onde passou um resumo de sua trajetória. “Mimoso do Sul me deu valores de simplicidade, acolhimento e resiliência, que carrego até hoje. Já Vitória foi o lugar onde construí minha vida, minha carreira e onde vi minhas conquistas acontecerem. Poder fazer parte dessa história, ajudando pessoas a realizarem sonhos aqui, é algo que me motiva e me enche de orgulho todos os dias”, conta Carlúcia.

“Ser capixaba é um orgulho imenso”, finaliza. 

 

Foto: Arquivo pessoal

Recomendadas