Foto: Arquivo pessoal
Aos 34 anos, Julia Coxx é influenciadora digital, atriz e roteirista, com mais de 445 mil seguidores no Instagram. Capixaba da gema, de Vitória, ela compartilha sua rotina e vídeos de humor que já ultrapassaram a casa dos milhões de visualizações. Mãe solo da Eduarda, Julia vem transformando sua história em inspiração para milhares de pessoas. Em entrevista exclusiva ao Orgulho Capixaba, ela contou detalhes de sua trajetória, os desafios da carreira e o orgulho de levar o Espírito Santo para o Brasil.

Foto: Arquivo pessoal
“Eu sou uma pessoa entusiasmada pela vida, que valoriza as coisas simples da vida, sou otimista. Eu tento sempre enxergar o lado bom das coisas, sou persistente, não desisto com facilidade e tenho uma capacidade de me reerguer das cinzas. Eu sempre me levanto. Essa é a Julia”, resume a inflenciadora quando perguntada sobre quem é Julia Coxx.
Desde criança, a artista sempre teve ligação com a arte, mas por falta de incentivo não perseverou. Começou a fazer teatro com 10 anos. Na adolescência, fez aula de dança de salão e chegou a ser professora. “Nunca fui incentivada pela minha família em exercer nada na área artística. Então o que eu fiz? Engenharia. Mas eu detestei”, lembra.
A experiência no mercado tradicional não durou. Ela conta que começou a ter contato com a internet quando eu abriu um espaço de bronzeamento no interior de Minas Gerais, numa cidade fria e conservadora. “Eu não tinha dinheiro, tinha 500 reais e um sonho. Mas eu consegui. Em pouco tempo eu fiquei famosa na cidade porque eu tive muita estratégia de marketing e eu consegui crescer na internet lá com a página ”’Território do Bronze’”, conta Julia sobre o começo na internet.
Apesar do sucesso, a mudança de vida a fez encerrar o negócio. “Eu só realmente fechei o bronze e não dei segmento, por mais que estivesse indo muito bem, por questões pessoais. Eu tive que vir embora. Senão, de repente, eu tava fazendo bronze até hoje.”
A virada aconteceu em 2023, quando decidiu apostar no que sempre sonhou: atuar.

Foto: Arquivo pessoal
Os primeiros passos como criadora de conteúdo não foram fáceis. Ela conta que o maior desafio foi encontrar sobre o que falar para o público e de conciliar a rotina de mãe solo com a produçaõ dos conteúdos. “Quando você é mãe solo, tem que trabalhar, cuidar de uma criança, cuidar de você e ainda ter tempo de ter criatividade, de fazer um vídeo, editar esse vídeo, postar esse vídeo. Tudo é mais difícil pra quem é pobre. Aí dobra a dificuldade quando você é mulher e mãe solo”, afirma.
Foram quase dois anos de persistência até as primeiras grandes conquistas. “Viralizar um vídeo não é difícil, o difícil é você conseguir viralizar um vídeo atrás do outro. Esse momento veio quase dois anos depois que eu iniciei a criação de conteúdo. Foi uma loucura. Uma sensação muito boa, de que eu estava no caminho certo e de alívio também, porque eu pensei em desistir várias vezes”, conta Julia.

Foto: Arquivo pessoal
Ela lembra que a mudança aconteceu quando deixou o medo de lado e começou a mostrar mais autendicidade nos vídeos. “Comecei a criar os meus próprios roteiros, com mais desenvoltura, com mais autenticidade mesmo, aquilo que realmente passava pela minha cabeça. E as pessoas gostaram de saber das loucuras que passam na minha cabeça, porque às vezes é a mesma que passa na delas.”
Muitos de seus vídeos trazem situações reais que Julia observa em amigos, familiares e conhecidos. Embora o humor esteja sempre presente, os roteiros muitas vezes retratam temas delicados, como abusos e relacionamentos tóxicos. Para ela, é triste perceber como essas situações fazem parte da vida real, ainda que sejam contadas de maneira leve e engraçada.
Na maternidade, Julia também encontrou motivação. “Minha filha hoje é uma menina linda, maravilhosa, muito bem educada, tá sendo criada com princípios e tá exercendo esses princípios. Eu me sinto muito orgulhosa de mim mesma. Eu levo essa questão de ser mãe como missão e não como algo lindo e romântico. É uma missão de extrema responsabilidade e eu levo muito a sério”, conta, orgulhosa
O reconhecimento profissional veio com trabalhos de peso, quando Julia passou a atuar em campanhas publicitárias para grandes marcas, como Burger King e Shopee, algo que ela nunca havia imaginado alcançar tão cedo. Para ela, essa trajetória é motivo de orgulho, pois comprova que todo o esforço tem valido a pena. Mais do que os ganhos financeiros, o que realmente a emociona é receber mensagens de pessoas dizendo que seus vídeos melhoram o dia delas e trazem alegria.
Mesmo assim, seu maior sonho continua sendo o audiovisual. Julia deseja atuar em filmes e séries e, em vez de esperar uma oportunidade surgir, prefere criar os próprios caminhos. Seu grande objetivo é se consolidar como atriz de cinema e TV, algo para o qual vem se preparando intensamente, por meio de workshops e aulas de atuação voltadas a esses projetos futuros.

Foto: Arquivo pessoal
Orgulhosa de onde veio, ela também faz questão de destacar suas raízes capixabas. “Falo sempre que sou capixaba, sempre falei, sempre falarei. Eu fico muito feliz que o Brasil inteiro saiba que eu sou capixaba. A gente tem o pôr do sol mais bonito do país e ainda tem gente que tem a pachorra de falar que não sabe onde fica o Espírito Santo. Dá licença, né?”, brinca a influenciadora.
Com energia, persistência e autenticidade, Julia Coxx segue conquistando espaços e inspirando seguidores em todo o Brasil. Um talento capixaba que leva o Espírito Santo consigo em cada conquista.
Um verdadeiro Orgulho Capixaba.