News • Inspiração Capixaba

Guilherme Boaventura transforma conhecimento em impacto social por meio do empreendedorismo

Publicado em: 10/10/2025

Foto: Arquivo pessoal

Com trajetória marcada por propósito e inovação, capixaba à frente da Nexta Delivery e da Delivery Flow aposta em negócios que unem tecnologia, eficiência e inclusão

 

Natural de Belo Horizonte, mas capixaba de coração desde o primeiro ano de vida, Guilherme Boaventura construiu uma carreira sólida no mundo corporativo antes de transformar sua experiência em instrumento de impacto social. Hoje, é fundador da Nexta Delivery, Delivery Flow e do projeto Quebrada em Ação, iniciativas que unem tecnologia, capacitação e oportunidades reais de inclusão.

Contador por formação, com pós-graduação em Auditoria Interna e MBA em Gestão de Negócios, Guilherme atuou por mais de uma década em grandes corporações. Durante oito anos, foi auditor interno da Gol Linhas Aéreas e chegou ao posto de sócio de uma das maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo, a Grant Thornton Brasil. Foi nesse ambiente que desenvolveu sua base técnica e visão estratégica. “Sou uma pessoa determinada e entusiasta de causas transformadoras. Um sonhador que acreditou que o empreendedorismo poderia ser um instrumento de transformação social”, define.

Foto: Arquivo pessoal

A vivência corporativa se tornou um diferencial para suas empresas atuais. Guilherme considera que a experiência em processos e governança foi fundamental para a estruturação dos negócios que lidera hoje. Ele explica que aprendeu a analisar números, estruturar processos e pensar estrategicamente sobre eficiência e resultados, sem perder o foco em pessoas e propósito. “Minha experiência em consultoria e processos foi o e continua sendo alicerce para tudo”, afirma.

Esse aprendizado o levou a fundar a Delivery Flow, uma consultoria voltada à mentoria para restaurantes, e a Nexta Delivery, plataforma que conecta o varejo a entregadores de forma eficiente, escalável e humana. Ambas nasceram do desejo de usar o conhecimento adquirido para promover desenvolvimento e gerar oportunidades. “A capacidade de identificar oportunidades e construir cenários e soluções me levou a criar a Delivery Flow, uma empresa focada em consultoria e mentoria para restaurantes”, explica.

 

Nexta Delivery

A Nexta Delivery surgiu em 2021, a partir de uma inquietação: o porquê de o mercado de delivery não valorizar o principal protagonista da entrega — o entregador. A primeira entrega aconteceu em agosto de 2022, após meses de tentativas, ajustes tecnológicos e desafios financeiros. Persistência foi o mais necessário para que o projeto saísse do papel. “O maior desafio foi justamente persistir quando tudo parecia dar errado”, relembra.

Hoje, a Nexta se diferencia ao colocar o entregador no centro da operação, com a maior taxa de repasse do Brasil e uma política de valorização e capacitação contínua. Guilherme acredita que eficiência e humanidade não são opostos. “De forma prática, a humanização se traduz quando damos protagonismo aos entregadores e reconhecemos que eles é quem são o principal ativo da empresa”, diz. Essa visão tem garantido engajamento, baixos índices de ocorrência e o cumprimento do propósito de transformar vidas e promover mobilidade social.

Foto: Arquivo pessoal

 

Delivery Flow

Enquanto a Nexta atua na ponta da entrega, a Delivery Flow foca na gestão estratégica do delivery e do restaurante digital. Guilherme percebeu que muitos empreendedores talentosos perdiam dinheiro por falta de estrutura e conhecimento. “A Delivery Flow nasceu de uma constatação prática: muitos restaurantes estavam no digital, mas sem estrutura e estratégia para performar”, conta. A empresa oferece diagnóstico de performance, mentoria e ferramentas para aumentar faturamento e lucratividade com base em processos e métricas reais.

Além da consultoria, a Delivery Flow trabalha a capacitação da mão de obra, formando equipes preparadas para lidar com os desafios do ambiente digital. O próximo passo, segundo Boaventura, é o lançamento de uma comunidade online que tornará o conteúdo acessível a um número maior de empreendedores. “Com a comunidade conseguiremos impactar mais pessoas, mesmo que não consigam pagar por uma mentoria individual ou em pequenos grupos”, explica.

Foto: Arquivo pessoal

 

Impacto social e vida pessoal

O impacto social também se manifesta fora do ambiente corporativo. Por meio do projeto Quebrada em Ação, Guilherme apoia jovens artistas e empreendedores periféricos, promovendo cultura, esporte e oportunidades. A iniciativa, implantada em uma comunidade da zona leste de São Paulo, busca despertar o sentimento de pertencimento e autonomia entre jovens talentos. Para ele “negócios que transformam pessoas geram resultados que transformam o meio”.

Essa visão integradora é o que une todas as frentes de atuação de Guilherme Boaventura, que vê no empreendedorismo uma ferramenta de transformação social. Para ele, a educação empreendedora é o caminho capaz de quebrar ciclos de desigualdade e impulsionar prosperidade, formando profissionais preparados para compreender, de forma prática, as necessidades e oportunidades do mercado digital.

Reconhecido também por sua atuação no cenário nacional, Guilherme foi nomeado Conselheiro da Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito (ABRAHM), na área do Ecossistema Digital, e, recentemente, condecorado com a Comenda da Ordem de Integração Brasil-China, distinções que reforçam sua contribuição para o desenvolvimento e integração entre inovação e impacto social.

Condecoração como Conselheiro da ABRAHM. Foto: Arquivo pessoal

Fora do universo dos negócios, Guilherme mantém o equilíbrio em momentos simples. A fé, a família e o contato com a natureza são sua fonte de energia e inspiração. “Nos meus momentos livres, gosto de estar com minha esposa Fabíola, que é minha base e fonte de equilíbrio, e com minha filha, que me lembra todos os dias o porquê de tudo isso”, conta.

Guilherme segue firme na missão de aliar tecnologia, gestão e propósito como agentes de transformação. De Belo Horizonte ao Espírito Santo, da consultoria corporativa à inovação social, Guilherme Boaventura mostra que negócios podem, e devem, mudar realidades.

Guilherme Boaventura é mais um Orgulho Capixaba!

Recomendadas