Foto: Divulgação
A Junior Achievement Espírito Santo (JAES) promoveu, na última quarta-feira (22), um encontro entre grupos de estudantes da Escola Estadual Clotilde Rato e da Escola Americana de Vitória, conectando dois grupos de jovens que vivenciaram o JA Startup, programa realizado com apoio da Vale e metodologia da StartSe. A iniciativa faz parte da nova edição do JA Startup, que prepara jovens para atuarem como protagonistas na construção do novo, desenvolvendo soluções inovadoras e escaláveis para os desafios do presente e do futuro. Durante o programa, os participantes mergulham em trocas sobre metodologias ágeis, ferramentas de inovação e práticas do ecossistema de startups, aprendendo a transformar ideias em protótipos com potencial de mercado.

Foto: Divulgação
“Ver nossos conselhos e aprendizados ajudando outras pessoas é algo incrível, que nos motiva a continuar avançando com nossa startup. Além disso, observar a estrutura e o método de ensino da escola nos inspirou ainda mais a seguir aprendendo, inovando e querendo fazer algo que mude o mundo.”, conta Pedro Beni Oliveira, integrante do Grupo VIAH.
Para o estudante Vitor Gonçalves, membro do grupo VIAH, participar da JA Startup foi uma oportunidade única de aprendizado e crescimento. Ele conta que a vivência permitiu compreender melhor o valor do trabalho em equipe, o papel de cada integrante e a importância de reunir diferentes formas de pensar para aprimorar as ideias. “Participar da JA Startup foi uma experiência incrível! Além de superdivertida, foi uma oportunidade de aprender muita coisa nova (…). No fim, foi um aprendizado que vai muito além da teoria: foi vivência, colaboração e muita troca. Com certeza, uma experiência que vou guardar pra vida!”, afirma.

Foto: Divulgação
O aluno Kenzo Rodrigues compartilhou o mesmo sentimento. Ele destaca que poder compartilhar os conhecimentos adquiridos com os alunos da Escola Americana foi um momento de conexão e inspiração mútua. “Essa troca foi muito mais do que um simples repasse de aprendizado — foi um momento de conexão, escuta e inspiração mútua. Poder contribuir com jovens que estão dando seus primeiros passos no universo do empreendedorismo me fez perceber o quanto o conhecimento pode gerar impacto quando é colocado a serviço do outro”, afirma.
“A JA Startup trouxe uma forma diferente de pensar, estimulando a criatividade e mostrando que cada ideia pode ser revolucionária”, complementa Bruno Bittencourt, também da equipe VIAH.
Em sua terceira edição consecutiva com o apoio da Vale, o JA Startup segue fortalecendo a educação empreendedora. Nesta nova fase, o programa está sendo aplicado com três turmas da Escola Americana de Vitória, totalizando 10 grupos de startups em formação e 21 mentores voluntários da Vale, que estão orientando os estudantes em suas jornadas de criação.
O JA Startup é um programa internacional da Junior Achievement, realizado em parceria com a StartSe, que tem como propósito despertar o espírito empreendedor nos jovens e aproximá-los das competências exigidas pelo mercado de trabalho do futuro. Por meio de desafios reais, mentorias e metodologias ágeis, os estudantes desenvolvem soluções de impacto social e econômico, fortalecendo o ecossistema de inovação e educação empreendedora do Espírito Santo.