News • Geral

Essa pode ser a melhor época para conseguir uma vaga de estágio, alerta gerente do CIEE/ES

Publicado em: 23/12/2025

Juliana Costa, gerente regional do CIEE-ES

O fim de um ano e o início de outro costumam representar mais do que virada de calendário. Para estudantes que buscam a primeira oportunidade no mercado de trabalho, este é historicamente o período com maior volume de vagas abertas. Até fevereiro de 2026, o Centro de Integração Empresa-Escola, o CIEE, projeta a abertura de mais de 68 mil vagas de estágio e aprendizagem em todo o Brasil, sendo cerca de 1.500 no Espírito Santo.

Esse movimento ocorre por causa da sazonalidade. Muitos contratos chegam ao fim, estudantes concluem cursos e as empresas iniciam a substituição dos quadros. Segundo o CIEE, esse cenário amplia significativamente as chances para quem está atento e preparado para se candidatar.

A gerente regional e DPO do CIEE no Espírito Santo, Juliana Costa, reforça que este é o momento mais estratégico para quem deseja ingressar no mercado. “Sem dúvidas, é a época perfeita para conseguir uma vaga de estágio, pois é quando há maior rotatividade”, afirma.

Ela alerta, no entanto, que não basta esperar a oportunidade aparecer. “É importante lembrar aos jovens que sempre mantenham os dados atualizados no portal do CIEE e fiquem atentos ao celular e ao e-mail”, destaca. Segundo Juliana, cadastros desatualizados podem impedir que o estudante seja encaminhado para vagas compatíveis com o seu perfil atual.

Segundo ela, muitos estudantes ainda se desconectam do mercado nesse período por causa das férias. “Às vezes o jovem se desconecta e, quando volta, as vagas já foram preenchidas. Quem está conectado sai na frente”, alerta.

Juliana também destaca que as áreas com maior número de oportunidades seguem um padrão ao longo dos anos. Cursos como Administração, Contabilidade, Tecnologia da Informação e Pedagogia concentram grande parte das vagas, tanto no período sazonal quanto ao longo do ano. No fim e início de ano, esse volume cresce devido à substituição de estagiários que encerram seus contratos.

Outro ponto que tem pesado cada vez mais nos processos seletivos é o comportamento do candidato. “Hoje o diferencial não é mais só técnico. As empresas buscam jovens com flexibilidade, vontade de aprender e capacidade de se comunicar”, explica Juliana.

Foto: Divulgação

Atuação do CIEE

O CIEE oferece todo o processo de encaminhamento de forma digital. Pelo portal oficial, o estudante pode acessar a vitrine de vagas, atualizar o cadastro, se candidatar e também realizar cursos de capacitação por meio da Universidade CIEE, disponível para todo o estado.

Atualmente, o CIEE atua em 78 municípios capixabas, com polos presenciais em algumas cidades e atendimento integral pelo portal. “O estudante pode estar em qualquer lugar e ainda assim acessar as vagas do estado e se encaminhar”, ressalta a gerente. Além da intermediação, o CIEE também atua no acompanhamento social e educacional dos jovens. A instituição conta com assistentes sociais e psicólogas, além de oferecer suporte jurídico completo aos contratos de estágio e aprendizagem.

Com atuação em todos os municípios do Estado e estrutura totalmente integrada ao ambiente digital, o CIEE atua para que o acesso às oportunidades esteja cada vez mais próximo dos capixabas.

Recomendadas