News • Cidades

Vitória no topo: capital capixaba é 2ª mais competitiva do país e se destaca em rankings nacionais

Publicado em: 21/01/2026

Foto: Jansen Lube/PMV

Vitória segue se consolidando como uma das cidades mais bem avaliadas do Brasil. De acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, lançado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), a capital capixaba conquistou o 2º lugar entre as capitais mais competitivas do país, ficando atrás apenas de Florianópolis (SC). O resultado é reflexo de um conjunto de indicadores nos quais Vitória aparece de forma recorrente entre as melhores posições nacionais. A avaliação de competitividade leva em conta diversos pilares estratégicos, como capital humano, funcionamento da máquina pública, sustentabilidade fiscal, educação, inovação e ambiente de negócios.

Entre os destaques do levantamento, Vitória alcançou o 1º lugar no ranking nacional de Capital Humano entre as capitais brasileiras. O pilar avalia de forma direta a formação dos indivíduos para o mercado de trabalho, considerando indicadores como taxa bruta de matrícula no ensino técnico, profissionalizante e superior, além do nível de qualificação dos trabalhadores em empregos formais. Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC) completam o pódio. O desempenho de Vitória nesse indicador evidencia uma cidade preparada para os desafios do presente e do futuro.

Outro resultado expressivo foi o 3º lugar no ranking de Funcionamento da Máquina Pública, ficando atrás apenas de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). O pilar avalia a eficiência da gestão pública, considerando critérios como custo da função administrativa e legislativa, qualificação dos servidores, qualidade da informação contábil e fiscal, transparência e tempo para abertura de empresas. O bom posicionamento reforça um ambiente institucional mais eficiente, menos burocrático e mais favorável ao investimento e à inovação.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, comemorou o resultado. “Temos utilizado os recursos de forma mais eficiente, promovendo um ambiente favorável para criação de mais oportunidades de emprego e renda para os moradores. Tudo é fruto de uma construção coletiva. Reforçamos a necessidade de continuarmos atentos às contas, com responsabilidade e pés no chão,” relatou o prefeito.

Lorenzo Pazolini

Além disso, em outro ranking divulgado neste mês de janeiro, Vitória voltou a se destacar ao conquistar o 3º lugar no pilar de Sustentabilidade Fiscal entre as capitais brasileiras. Esse indicador avalia o equilíbrio entre receitas e despesas, a dependência fiscal, a taxa de investimento, os gastos com pessoal e o nível de endividamento.

A sustentabilidade fiscal é considerada condição essencial para garantir a provisão e a manutenção de bens e serviços públicos, fortalecer a capacidade de investimento da gestão municipal e atrair investimentos privados. Municípios com credibilidade fiscal ampliam sua capacidade de planejamento de longo prazo e geram maior confiança para contribuintes e investidores.

Com resultados expressivos em diferentes pilares, Vitória consolida sua posição como uma das melhores cidades do país, referência em competitividade, gestão pública, desenvolvimento humano e equilíbrio fiscal. Um verdadeiro Orgulho Capixaba no cenário nacional.

Com informações: CLP e Prefeitura de Vitória

Recomendadas