Janice faz o lançamento do livro nesta quarta-feira (14), em Vila Velha
Força, fé, e muita vontade de viver. Assim pode ser definida parte da história de Janice Delunardo, uma capixaba de garra, que mostra ao mundo sua trajetória no livro “Eu, o Câncer e o Mar“.
Janice, hoje com 50 anos, descobriu um câncer de mama no fim do ano de 2018. Desde então, se agarrou na determinação e na motivação para superar a doença. Para isso, a publicitária contou com toda a sua esperança aliada à fé e atividades físicas para superar a enfermidade.
Como cenário desta história, temos a Praia da Costa, em Vila Velha, onde ela desbravou – e ainda desbrava – o mar com sua paixão pelas ondas do local. Com força e otimismo, Janice contou ao Orgulho Capixaba sobre a ideia do lançamento do livro.
“Surgiu da possibilidade de ajudar outras pessoas. Quando eu estava em tratamento, não parei de nadar e muitas pessoas tinham amigos ou parentes que estavam passando pela doença, aí se admiravam em como eu conseguia continuar me exercitando”, iniciou.
Em um longo tratamento, cansativo e que normalmente deixa os pacientes exaustos, Janice encontrou forças para não desanimar. “Era possível fazer diferente e eu estava ali para mostrar, entendo que cada caso é um caso e cada pessoa reage de um jeito. Temos que respeitar isso também”, analisou a capixaba.
Ver essa foto no Instagram
Sempre com cautela e muito carinho com as pessoas ao seu redor, se tornou uma inspiração para aqueles à sua volta. Para ela, a energia do mar, os amigos que faziam companhia e a fé em Deus forma providenciais a cada braçada.
Janice conta ainda que o ponto mais desafiador da doença é justamente o tratamento. “É muito pesado. Fiz quimioterapia, radioterapia, tudo que tinha direito e a gente fica muito cansada. Eu tive muita mucosite e não podia comer muita coisa. Ficar careca foi o menor dos problemas”, disse ela, com ótimo humor.
No livro, ela conta sobre seus dias, sobre os incentivos e os momentos felizes e tristes. Com ele, Janice acredita que mais pessoas na mesma situação que ela terão ainda mais força para continuar. “Espero que as pessoas que tenham acesso a ele sejam impactadas de alguma forma. Não só quem tem a doença, mas mesmo aquelas pessoas que passam por alguma dificuldade, algum desafio pessoal”, disse.
Janice ainda complementa. “Que todos possam perceber que a gente escolhe a maneira que vamos levar a situação, podendo se entregar ou seguir em frente de maneira positiva e resiliente”, finalizou.
– LANÇAMENTO DO LIVRO: EU, O CÂNCER E O MAR
Data: Quarta (14)
Horário: 19 horas
Local: Casa da Memória – Rua Luciano das Neves, 17, Prainha – Vila Velha