Divulgação
Fomentando a valorização cultural daqueles que fizeram ou ainda fazem história no Espírito Santo, o Centro Cultural Frei Civitella, em Cariacica, exibe nesta sexta-feira (23), o documentário Antônia, que conta a história de Maria Antônia Moura Silva, mulher negra e inspiradora da comunidade cariaciquense, idealizadora da Casa Sol e referência capixaba em economia solidária. A mostra começa às 19 horas.
A peça conta com fotografia e montagem da cineasta Tati Franklin, som direto de Suellen Vasconcelos e produção de Erica Carneiro e Silvio Felinto. A trilha musical original é do poeta Gilson Soares, arranjos e melodia de Edivan Freitas, percussão de Edu Szajnbrum e finalização de Marcos Coco. A direção é de Maria Zalém Ramiro.
O filme é produzido com recursos da Lei João Bananeira, da Secretaria Municipal de Cultura de Cariacica (Semcult). Uma produção de Filmes Fritos e Sala 5 Produções.
Ver essa foto no Instagram
QUEM É ANTÔNIA?
De acordo com o portal Século Diário, a caracterização que Maria Zalem faz de Antônia vai ao encontro da trajetória de vida da homenageada. Diante da realidade de vulnerabilidade social em que vivia, Antônia percebeu que não era possível buscar um bairro com maior atenção por parte do Estado em termos de políticas públicas. Assim, na impossibilidade de mudar da comunidade, decidiu mudar a comunidade, dedicando-se a diversos trabalhos de cunho social.
A situação de desnutrição da filha fez com que procurasse ajuda na Pastoral da Criança, descobrindo que aquele não era um problema pelo qual somente ela passava, mas também diversas famílias de seu bairro e região. Começou, a partir daí, seu engajamento como agente de pastoral, abrindo as portas de sua casa para o preparo da multimistura fornecida para as crianças e contribuindo para salvar a vida de muitas delas.
Antônia também impulsionou a economia solidária ao idealizar a Casa Sol, onde um grupo de artesãos faz seus trabalhos e comercializam, gerando renda para suas famílias. Também são ofertados para a comunidade diversos cursos, como os de confecção de dreads de fibra de banana, informática, corte e costura, violão e culinária, com destaque para torta capixaba de umbigo de banana, na qual a fruta substitui o palmito, sendo comercializada durante todo o ano, principalmente nas feiras de economia solidária, e não somente na Semana Santa.
Antônia, por meio da Casa Sol, também é uma das idealizadoras do Banco Sol, que faz empréstimos a juros módicos para moradores de Vista Dourada e faz a gestão de uma moeda comunitária, o e-dinheiro, que possibilita aos moradores consumir produtos e serviços no bairro, fomentando o comércio da região.
ESTREIA DO DOCUMENTÁRIO ANTÔNIA
Data: sexta-feira (23)
Local: Centro Cultural Frei Civitella, Avenida Expedito Garcia, Campo Grande (Cariacica)
Horário: 19 horas
Entrada Franca
Ver essa foto no Instagram