Pesquisa mostra que Grande Vitória tem demanda de 76 mil imóveis para os próximos dois anos; confira as cidades mais procuradas | Orgulho Capixaba
News • Economia

Pesquisa mostra que Grande Vitória tem demanda de 76 mil imóveis para os próximos dois anos; confira as cidades mais procuradas

Publicado em: 21/02/2023

Divulgação / PMVV

Divulgação / PMVV

O ES segue em desenvolvimento e se tornando atrativo para cada vez mais pessoas. Se em dado momento da história algumas pessoas preferiam deixar o Estado em busca de oportunidades em outros locais do Brasil ou do mundo, gráficos atuais mostram que as pessoas estão cada vez mais atraídas por imóveis e empregos na Grande Vitória.

Como divulgado inicialmente pela coluna de Ricardo Frizera, no portal Folha Vitória, a Capital e cidades ao seu redor possuem uma demanda de 76 mil imóveis para os próximos dois anos, sendo Vila Velha a cidade mais procurada.

Um levantamento realizado pela Futura Inteligência, mostrou que cerca de 268 mil pessoas entre Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra possuem a intenção de adquirir um imóvel nos próximos 24 meses.

O estudo mostra ainda que o perfil dos compradores se baseia em pessoas jovens (abaixo de 35 anos), de classes sociais menos favorecidas e que prezam por uma vida na cidade canela-verde.

Apesar de VV estar a frente das opções de compra, a Serra também mostra alta procura, somando 26% das intenções de compra nos próximos dois anos. Já 19% das pessoas dizem querer comprar casa ou apartamento em Vitória, e 18% em Cariacica.

Na análise do espectro social, a classe A buscará imóveis em Serra (31%), Vitória (26%) e Vila Velha (21%). Na classe B, a cidade mais desejada é Vitória (29%), seguida por Serra (25%). Nas classes C, D e E, Vila Velha tem 29% das intenções de compra, Serra 26% e Cariacica 22%.

O estudo conclui que a população jovem, de até 35 anos, tem maior apetite por imóveis nos próximos dois anos. Apenas 14% das pessoas acima de 45 querem comprar um imóvel nos próximos 2 anos, enquanto na faixa de 25 a 35 anos, 22% afirmam a intenção de compra.

Para Douglas Vaz, presidente do  Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon), “é natural que as pessoas com mais de 40 anos já tenham imóveis comprados e estejam estabelecidos em uma localização. Esse público já se sente familiarizado com o bairro, os vizinhos, o comércio, enquanto os jovens, mais ligados às redes sociais, ainda estão buscando opções de onde viver e vão demandar um grande volume de imóveis nos próximos anos”.

Apesar da forte tendência de verticalização das cidades da Grande Vitória, comprar uma casa ainda é o desejo da maioria das famílias. 67% dizem querer comprar casa nos próximos dois anos, enquanto 23% querem comprar apartamento e 5% querem comprar terreno.

*** Com informações da coluna Mundo Businnes, de Ricardo Frizeira

 

Recomendadas