News • Cultura

Capixaba eleva poesia, cultura e esperança com produções que trazem reflexões sobre as relações do dia a dia; “A arte está no primeiro choro da vida”

Publicado em: 10/03/2023

Redes Sociais / @martinsjao

Redes Sociais / @martinsjao

“A vida artística começa quando você dá o primeiro choro da vida”. Assim o capixaba João Martins define a importância da arte na vida dos seres humanos.

O capixaba de 24 anos é formado em Letras e é fundador do Slam Xamego, um dos movimentos culturais mais importantes do Espírito Santo, criado em conjunto com os amigos Filipe Souza e Marcos de Oliveira.

Multifacetado, João é escritor, poeta, ator e slammer, nome que se dá aos artistas que participam de ‘batalhas de poesias autorais’.

“Acho que a vida poética e artística começa desde quando você dá o primeiro choro da vida. Porém, a gente demora muito a tomar consciência da arte que a gente produz e do artista que somos”, avalia João.

O jovem agora está focado na participação no MovCidade, que acontece neste sábado (11), no Morro do Quadro, na capital capixaba. O evento cultural movimenta a Grande Vitória com arte, diversidade e oportunidades, e é um grande palco para artistas como João.

Para ele, estar no MovCidade é sinônimo de fortalecimento do cenário cultural capixaba. “No meio da cultura isso se torna extremamente importante, já que o evento da visibilidade para quem, muitas vezes, se sente invisível. Além de ser palco para novos artistas que estão surgindo aqui no Estado”, avalia João.

Pensando além do evento na Grande Vitória, o artista mira apresentações ao redor do Brasil

“O Slam Xamego [o qual é criador] foi pioneiro em realizar um Slam no teatro. Então sigo na ideia de apresentar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no de São Paulo e na Ópera de Arame, em Curitiba. Mas por hora, estou focado em realizar o sonho de apresentar no SESC Glória, em Vitória.”


Para mover esse moinho de sonhos, João conta com o apoio e a inspiração de amigos e familiares. “Com eles que eu compartilho os sonhos, as lágrimas e as quedas. Sempre tiveram muito carinho, cuidado e afeto comigo, e isso certamente reflete na arte que eu faço.”

Com grandes objetivos, João também visa a publicação de livros por um grande editora [já é autor de dois sucessos publicados: ‘Fútil’ e ‘O eco do seu nome’]. Além de querer conquistar prêmios literários e viver única e exclusivamente de sua arte.

João carrega consigo o desejo de levar a arte para todos os cantos do Brasil e do mundo. Mentalidades como a do capixaba são as que colorem, contemplam e iluminam a vida de várias pessoas ao redor do planeta.

Conheça mais sobre o trabalho de João Martins acessando suas redes sociais!

📲 Instagram: @martinsjao
📖 Adquira o livro ‘O eco do seu nome’: Loja Pedregulho

Recomendadas