Foto: Arquivo Pessoal
Alice Corrêa é mentora de imagem profissional e trouxe algumas dicas para quem busca um estilo autêntico.
Sabia que o estilo e a imagem pessoal são os responsáveis pela primeira impressão? É o que diz um estudo realizado por Albert Mehrabian, professor de Psicologia da Universidade da Califórnia. De acordo com a pesquisa, os primeiros trinta segundos de contato visual determinam nosso julgamento e como somos julgados. Em números, 55% da primeira impressão se dá pelo visual (roupas, cabelo, maquiagem, acessórios); 38% na postura, expressões corporais e faciais, tom de voz e gestual; 7% no discurso (conteúdo).
Ou seja, a primeira impressão fica, pois, segundo Alice Corrêa, existem pessoas empáticas que superam os julgamentos de uma eventual primeira impressão ruim. Contudo, reverter a má impressão exige esforços.
“Invista no sucesso da primeira impressão e gaste o tempo que seria investido para reverter a má impressão desfrutando da oportunidade dos novos bons relacionamentos”, destaca.
Para Alice, se você é bem equilibrado na roupa, você é bem equilibrado na vida. Mais do que simples capricho, a roupa é uma expressão pessoal, uma forma de comunicar quem somos e o que valorizamos.
Muito além de moda, as cores, o design, a textura, dentre outros elementos da roupa, são elementos responsáveis por transmitir ideias e sensações. A roupa se torna uma materialização da personalidade, pois transmitem emoções. Por exemplo, uma vestimenta preta – “que nunca erra” – transmite seriedade e elegância. Mas em um cargo no qual seja necessário se conectar com as pessoas e mostrar mais abertura ao diálogo, roupas mais claras são mais adequadas. Por isso, é importante buscar equilíbrio entre a roupa e a rotina da vida.
Segundo Alice, “pessoas bem orientadas, tomam melhores decisões” e por isso, convidamos a profissional para trazer algumas dicas para você começar a transmitir confiança e melhorar sua imagem pessoal.
“Você vai fazer o melhor com os recursos que tem em mãos” – Alice Correa
Aprender a encarar sua própria realidade é o primeiro passo para conseguir administrar os recursos que você tem e saber utilizá-los. Aqui, é necessário fazer um “scanner” de si e da sua vida. Tem gente que acaba gastando demais com roupas, mas qual a causa dessa compulsividade? Falta de educação financeira ou será ansiedade?
Ao reconhecer suas forças e fraquezas, é possível buscar soluções efetivas para cada problema. Conheça a si mesmo, entenda seus objetivos e intenções e utilize as ferramentas que estiverem disponíveis para você fazer o melhor que puder.
E lembre-se: nem sempre essa realidade vai ser ruim. Às vezes, você só tem medo de encará-la.
A dor não pode ser mensurada e cada um sente a sua maneira. Sentir pena de si mesmo, amplifica seu infortúnio mais do que ele realmente é, o que acaba atraindo o sentimento de que ninguém o entende e de que não é apreciado. Consequentemente, toda essa negatividade reflete na maneira que você se comporta e se veste, te fazendo perder credibilidade.
Identifique seus sentimentos e perceba como você lida com eles. A partir daí, estando bem com quem você é, as estratégias de imagem, as cores, roupas e estilos irão traduzir a sua beleza.
Quando você se conhece, passa a ter crença em si mesmo e nas próprias habilidades. Ter autoconfiança significa confiar em suas decisões, capacidades e julgamentos. Tendo esse princípio em mente, a opinião dos outros deixa de ser relevante. Assim, a opinião dos outros deixa de ser tão relevante.
“Se nos sentimos seguros, temos a liberdade de ser quem a gente é e de criar”
Essas dicas, somadas com conhecimentos da comunicação não verbal, são poderosos aliados para criar um estilo autêntico e ter segurança no que você comunica.
Quem é Alice Corrêa?
Especialista e mentora de imagem, comunicação e autodesenvolvimento, Alice Corrêa é formada em administração e servidora pública. Além das ocupações profissionais, é mãe e esposa. Com a rotina cheia de tarefas, passou por um momento da vida em que não olhava para si e começou a se especializar e estudar sobre imagem pessoal. Após adquirir conhecimento, começou a querer ajudar suas amigas. Foi na pandemia que criou o Estilo que Produz Vida e passou a orientar diversas mulheres a viverem uma imagem que harmonize com a vida para o sucesso. Conheça o trabalho da profissional no Instagram.