News • Educação

Aos 53 anos, mãe faz segunda graduação para incentivar o filho a estudar

Publicado em: 14/05/2024

Marilza com a família na formatura de Psicologia, neste ano de 2024 | Foto: Arquivo pessoal

Marilza Rodrigues provou que estudar não tem idade. Após fazer Psicologia para motivar a filha Ana Cristina Rodrigues a terminar a faculdade de Pedagogia, decidiu cursar Educação Física, na FaveniVix, para estimular o filho, Jefferson Rodrigues, a fazer graduação.

Moradora de Viana, Marilza é técnica em enfermagem e graduada em Psicologia. Seu filho, de 22 anos, não queria fazer graduação, estava desanimado. Então, logo pensou em entrar no curso de interesse do jovem e começou os estudos junto com ele.

“Pensei assim: ‘se eu entrar e estudar com ele, vou ajudar ele a estudar’, então comecei a fazer o curso na FaveniVix. Estou amando e ele também”, comenta.

Marilza em sua formatura de psicologia | Foto: Arquivo pessoal

Certa da importância do conhecimento para o crescimento profissional e pessoal, fez Psicologia na mesma faculdade que Ana Cristina para que ela não desistisse do curso de Pedagogia e, agora cursa Educação Física com Jefferson. Ambas experiências foram uma forma de motivar os mais novos e também de estreitar relações.

“Quando eu não estava com eles, sentia muita falta. Estudando juntos, consigo preencher esse sentimento. A gente mata a saudade e aprendemos ainda mais”, ressalta.

Além dos estudos, Marilza também trabalha e relata que fazer a graduação a distância com a FaveniVix tem sido de grande ajuda em sua rotina.

“Quando eu não consigo realizar as provas (que são presenciais) a faculdade sempre me dá oportunidade de fazer em outros momentos. Eles me dão apoio e todo o suporte”, destaca.

Dedicada, Marilza é um verdadeiro exemplo e inspiração de mãe e estudante. Ela ressalta a importância de não desistir dos estudos e já se matriculou para fazer pós-graduação em psicologia na FaveniVix.

“Nunca desista. A gente pensa que é difícil, mas para tudo nós damos um jeito. Não existe ninguém velho para estudar, estudo é para sempre”, diz.

Desistência na graduação

No Brasil, cerca de 55,5% dos estudantes que entram em faculdades brasileiras desistem de se formar antes de completar o curso, revelou o Mapa do Ensino Superior no Brasil, do Instituto Semesp.

Segundo a mesma pesquisa, o principal fator para desistência é a dificuldade financeira. A maioria dos alunos acaba se matriculando e tendo dificuldade de pagar as mensalidades e manter o curso.

Mediante esse cenário, o diretor presidente da FaveniVix, Lucas Fonseca, reforça que a educação a distância requer uma atenção ainda maior com os alunos.

“Toda a educação acaba se tornando um desafio maior no decorrer do exercício do curso. Porém, a FaveniVix tem se antenado em trazer para o aluno a segurança para que ele saiba a importância da dedicação dele durante esse processo. Assim, no futuro, ele vai poder usufruir do certificado que recebe e experimentar o sentimento de honra e gratidão por ter vencido mais uma etapa de sua vida”, afirma.

A FaveniVix

A FaveniVix é uma instituição de ensino a distância e faz parte dos polos do Centro Universitário UniFaveni. Por meio de sua plataforma, proporciona um ambiente propício para a interação entre professores e alunos, fomentando o networking através de chats, fóruns online, grupos de estudo e eventos virtuais.

Reconhecendo a importância dos cursos EaD no contexto do mercado de trabalho contemporâneo, a faculdade prepara o aluno para que ele tenha habilidades necessárias para uma carreira bem-sucedida. Não à toa, todos os seus programas acadêmicos são avaliados com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), garantindo qualidade e credibilidade.

São mais de mil cursos oferecidos pela instituição, dentre graduação, pós graduação e tecnólogos. Conheça mais sobre a instituição no Whats App e no Instagram.

Recomendadas