News • Planejamento e Gestão

Revista Orgulho Capixaba ganha nova coluna de Planejamento e Gestão de Projetos com Ana Pansini

Publicado em: 14/08/2024

Ana Pansini | Foto: Divulgação

A Revista Orgulho Capixaba tem o prazer de anunciar a chegada de Ana Pansini como a nova colunista especializada em Planejamento e Gestão de Projetos com Foco na Alta Performance. Ana, que é Gestora do Escritório de Projetos do Governo do Estado do Espírito Santo (PMO-ES), trará sua vasta experiência e conhecimento para compartilhar insights valiosos sobre o tema, com uma visão prática e estratégica.

Em entrevista para o Orgulho Capixaba, Ana revelou que pretende trazer temas fundamentais para o sucesso no planejamento e gestão de projetos, com ênfase em práticas que promovem alta performance. Segundo ela, um dos maiores desafios enfrentados pelas organizações está relacionado à forma hierarquizada de funcionamento, que muitas vezes cria obstáculos para a execução eficaz de projetos

Outros desafios são “a transformação dos projetos conceituais em definidos; a capacidade de execução dos projetos que inclui a existência de recursos humanos, financeiros e tecnológicos; e a criação e consolidação, nas organizações, da cultura de planejamento e gestão de projetos”, destaca.

Quem é Ana Pansini?

Com formação em Serviço Social e Direito, Mestrado em Política Social e especializações na área de Educação em Direitos Humanos, Direito Aplicado e Planejamento e Gestão de Projetos, Ana Pansini é hoje Gerente de Projetos Estruturantes do Escritório de Projetos do Governo do Estado do Espírito Santo (PMO-ES). Atua com planejamento estratégico e com gerenciamento dos programas e projetos da carteira estratégica do governo, que geram entregas que impactam positivamente a vida das pessoas e realizam sonhos.

Uma das grandes realizações de Ana à frente do PMO-ES foi a conquista do Prêmio PMI Brasil Melhores do Ano 2024, que reconheceu o Escritório de Projetos como o melhor do Brasil.

“Acredito que isso se deve ao fato de termos uma estrutura organizacional que promove a integração de toda a equipe de governo, por meio do estabelecimento de uma governança que possibilita a clareza das atribuições de cada órgão de governo e das pessoas envolvidas na gestão dos programas e projetos”, pontua.

De acordo com Ana, o modelo de gestão adotado se chama Realiza+ e foi importante para o êxito dos projetos, pois prioriza a difusão da cultura de planejamento e a formação contínua das equipes envolvidas na execução dos projetos.

Além disso, Ana destaca o gerenciamento intensivo dos programas e projetos como uma prática essencial, integrando-os ao planejamento estratégico e monitorando resultados por meio de indicadores rigorosos. A utilização de um sistema de gestão eficiente e o fortalecimento de escritórios setoriais também foram fundamentais para o reconhecimento do PMO-ES como referência nacional.

”’O PMO-ES venceu o Prêmio PMI Brasil Melhores do Ano 2024, na categoria PMO, concorrendo com escritórios públicos e privados de todo o País | Foto: Divulgação

Case de sucesso

Os Centros de Referências das Juventudes (CRJs), executados pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) do Espírito Santo, é um exemplo de como a gestão eficaz pode transformar vidas. Implantados em dez municípios capixabas, os CRJs oferecem uma diversidade de atividades e oportunidades para os jovens, promovendo inclusão social e desenvolvimento pessoal e profissional.

“Esse projeto foi amplamente reconhecido por sua importância e resultados gerados na vida dos jovens, sendo destaque em veículos de comunicação nacionais como o Jornal Nacional”, comenta Ana.

Revista Orgulho Capixaba

Ana Pansini foi a Orgulho Mulher da 1ª edição da Revista Orgulho Capixaba e a partir da 2ª edição vai assinar a coluna de Planejamento e Gestão de Projetos.
A revista tem lançamento marcado para 10 de setembro, às 19h, no Papaguth, em Vitória, durante o evento Espírito Protagonista. Os ingressos estão disponíveis pelo Sympla.

Leia a 1ª edição da Revista Orgulho Capixaba

Recomendadas