Guardiões da Juventude assumem lideranças nas escolas municipais e estaduais do Estado | Orgulho Capixaba
News • Educação

Guardiões da Juventude assumem lideranças nas escolas municipais e estaduais do Estado

Publicado em: 23/10/2024

Os guardiões da Juventude são alunos da rede pública que lideram as missões do Projeto Escolaí e atuam como ponto de referência ao lado dos educadores para engajar toda a escola na realização das missões. Cada time nas escolas é formado por entre 6 a 12 Guardiões, acompanhados de um Guardião Educador.

Show de talentos, mostra de profissões do futuro, mostras culturais, varal dos sonhos são algumas das atividades desenvolvidas pelos alunos desde a criação de ideias, planejamento, concepção e realização.

As atividades fazem parte do Programa Escolaí da Fundação Otacílio Coser, que tem como objetivo apoiar as escolas públicas no desenvolvimento do projeto de vida dos seus estudantes. Para isso, fortalece habilidades alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e ao mundo do trabalho, despertando seus sonhos e talentos

Case de sucesso

Da periferia para o hall da prefeitura de Vitória: por meio da arte, experiência fortalece autoestima dos adolescentes

A EMEF Lenir Borlot, de Vitória (ES), vivenciou, em 2023, uma experiência inédita e marcante para a autoestima dos alunos a partir da missão “Redescobrindo a Arte”, do Programa Escolaí. Como parte do projeto institucional de estudo de campo da região da Grande São Pedro, os estudantes

fizeram fotografias da paisagem da Ilha das Caieiras, maquetes, esculturas, desenhos, pinturas e até uma música. Impressionado com a qualidade do que viu, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, convidou as crianças a exporem seus trabalhos na sede da Prefeitura, no centro da cidade

“Foi a primeira vez que muitas famílias entraram na prefeitura para um evento que a própria criança estava realizando. Foi um dia muito importante para elevar a autoestima da comunidade, que vem de um lugar com histórico de pobreza, luta e superação”, relata Maria Aparecida Helmer, diretora da Lenir Borlot. “O Escolaí é uma ferramenta que ajuda a gente a se estruturar e a se organizar para estabelecer esse processo de protagonismo dentro da escola. Queremos desenvolver neles o sentimento de pertencimento e valorização do lugar, destacando que a educação é o caminho para chegar aonde quiserem”, finaliza.

O Projeto Escolaí desenvolve as soft skills desses alunos que são habilidades comportamentais ou socioemocionais que permitem que uma pessoa se relacione bem com outras pessoas e realize tarefas de forma eficaz e eficiente.

Algumas vantagens no desenvolvimento das Soft Skills:

Comunicação efetiva e respeitosa – Os estudantes passam a se expressar de forma clara, objetiva e assertiva, e que saibam ouvir e entender as opiniões dos outros.

Trabalho em equipe – A capacidade de colaborar com outras pessoas é fundamental para alcançar objetivos comuns e resolver problemas de maneira eficaz.

Resolução de conflitos – As missões do Programa Escolaí permitem que as pessoas lidem com situações difíceis de maneira eficaz, mantendo relacionamentos saudáveis e produtivos”.

Adaptabilidade – Permite se ajustar a mudanças inesperadas e lidar com situações difíceis.

Empatia – Desenvolve a capacidade do aluno se colocar no lugar do outro, entender suas necessidades, preocupações e desafios, e agir de forma sensível e compreensiva.

Pensamento crítico – Permite analisar problemas de maneira mais profunda e encontrar soluções criativas.

Criatividade – Estimula a capacidade de pensar de maneira crítica e criativa.

Resiliência – Capacidade de se recuperar de fracassos e adversidades, além de achar novos caminhos.

Gestão de tempo com produtividade – A gestão do tempo permite realizar as tarefas de forma mais assertiva e alcançar metas.

Saiba mais e acompanhe:

Fundação Otacílio Coser foco.org.br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/foco-org-br/
Instagram: https://www.instagram.com/fundacaootaciliocoser/

Recomendadas