News • TranspirAção

Esporte: o santo remédio para uma vida “de leve”

Publicado em: 17/01/2025

Texto por: Matheus Thebaldi

Com o início de um novo ciclo, nasce também uma oportunidade: cuidar de nossa saúde! E não falo apenas da parte física ou da busca por um “shape” perfeito. Refiro-me a algo que impacta diretamente em nossa qualidade de vida, em nossa rotina e em nossa produtividade. A saúde mental é um tema que ganhou holofotes, principalmente, em virtude da pandemia.

Cuidar do controle emocional é fundamental para garantir uma rotina menos “acelerada” e maior longevidade, e é aí que entra a atividade física, uma grande aliada para o bem-estar emocional.

Essa é a minha “terapia”, sem desmerecer, é claro, os tradicionais procedimentos adotados por renomados e capacitados profissionais que lidam diretamente com o trabalho de check-up mental de seus pacientes.

Estudos científicos apontam que o esporte libera dopamina e serotonina, hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. As minhas doses rotineiras de corrida e academia são o “remédio” de que eu preciso para cuidar de minha saúde mental.

Claro que, muitas vezes, a mente tenta sabotar. Podem faltar disposição e disciplina para cumprir os treinos regularmente, a rotina de trabalho, casa e família pode cansar, o estresse pode prevalecer… Mas você já se permitiu tentar esquecer os problemas e superá-los com uma corridinha ao acordar ou praticando o esporte com o qual mais tem aptidão?

Mas aí vai uma dica: se você estiver se sentindo mal durante a atividade, interrompa a atividade física imediatamente. Afinal, temos que respeitar não só a mente, mas também o nosso corpo. E aí vão mais conselhos:

  1. Não cometa excessos;
  2. Busque orientação profissional;
  3. Hidrate-se;
  4. Alimente-se bem;
  5. Adapte as atividades físicas à rotina:
  6. Mantenha sono regular.

Não existe uma “dica” para a manutenção da saúde mental de um modo geral. Esse é um assunto que deve ser tratado com todo cuidado e sempre informando que todo e qualquer ser humano pode e deve procurar ajuda quando sentir que não está conseguindo dar conta sozinho de suas questões emocionais.

Investir na saúde é investir em qualidade de vida e em um futuro mais saudável. Faço atividade física há, pelo menos, 25 anos. Não consigo imaginar ficar sem me exercitar. A prática regular de esportes me trouxe disposição e melhorou minha saúde e imunidade. O processo pode ser até repetitivo e pode nos cansar, mas os resultados fazem a diferença. Disponha-se a tentar!

Recomendadas