Foto: Reprodução/PMV
Clima de festa, alegria e muita descontração tomou conta de todo o percurso da corrida Dez Milhas Garoto, que aconteceu neste domingo (25) e contou com milhares de corredores de várias partes do país. A largada da prova ocorreu no bairro Jardim Camburi, em Vitória, e os atletas seguiram os 16,09 km até o bairro da Glória, em Vila Velha.
A prova
Os atletas Giovani dos Santos, do Brasil, e Mestawut Trunet, da Etiópia, foram os grandes vencedores da 31ª edição, que voltou ao calendário nacional após dois anos. Giovani cumpriu a prova em 48min21, enquanto que a campeã, completou o percurso em 56min45.
O segundo e o terceiro lugares na categoria masculina ficaram com o queniano Vestus Chemjoy, com 48min32, e com Gilmar Lopes, do Brasil, com 48min58, respectivamente. Já na categoria feminina, Fantu Gelasa, da Etiópia, ficou em segundo lugar, 56min48, seguida de Yadeny Weltj, também da Etiópia, 57min32. A brasileira Amanda de Oliveira garantiu o pódio com o quarto lugar, marcando 58min52. Jonílson Prates e Helen Fante foram os melhores capixabas neste ano.
A 31ª edição da Dez Milhas registrou número recorde de inscrições e reuniu mais de 16 mil atletas entre profissionais e amadores ao longo dos dois dias de evento. Na véspera, aconteceram ainda a 19ª edição da Garotada, voltada para crianças e jovens, e a Cachorrida, primeira corrida e caminhada pet do estado do Espírito Santo, ambas atrás do Shopping Vitória.
*Com informações da Prefeitura Municipal de Vitória