Ação solidária de cooperativas beneficia cerca de 2,7 mil pessoas em Cariacica | Orgulho Capixaba
News • Cooperativismo

Ação solidária de cooperativas beneficia cerca de 2,7 mil pessoas em Cariacica

Publicado em: 08/07/2024

População do bairro Itanguá e regiões próximas receberam serviços gratuitos de saúde, cidadania, educação e lazer

A cooperação tomou conta do Parque Municipal “O Cravo e a Rosa”, no município de Cariacica, na manhã deste sábado (6/7). O local foi palco da celebração do Dia de Cooperar na Grande Vitória, que ofereceu uma série de serviços gratuitos para a população local. Cerca de 2,7 mil pessoas passaram pelo evento.

Clique aqui e confira as fotos.

A iniciativa, realizada pelo Sistema OCB/ES, cooperativas capixabas e instituições parceiras, proporcionou diversos atendimentos para o público participante. Na área da saúde houve a oferta de vacinação humana e antirrábica para cães e gatos, consultas médicas, teste de HIV/Aids, aferição de pressão arterial e glicemia, orientações de primeiros socorros, orientações de saúde mental e aula de zumba.

Para promover a cidadania, a ação também contou com os serviços de emissão de carteira de identidade, foto 3×4, atendimento do Sine para cadastro de vagas de emprego, Cadastro Único (CadÚnico) e cortes de cabelo masculino e feminino. Ainda houve assessoria de finanças pessoais, jogos cooperativos, contação de histórias sobre finanças e orientações educativas de trânsito.

Evento reuniu moradores do bairro Itanguá e regiões próximas. Foto: Sistema OCB/ES.

Momentos de recreação e lazer permearam toda a programação. Os visitantes, em especial as crianças, desfrutaram de atrações como música ao vivo, mágica, teatro, apresentação de capoeira, malabares, pula-pula, escorregador, perna de pau e estátua viva. Em complemento, foram distribuídos cachorro-quente, algodão-doce, pipoca, picolé e refrigerante.

Carlos Vieira, coletor, compareceu à ação para acessar o serviço de emissão de carteira de identidade. Ele veio com a esposa, a costureira Elzira Vieira, que também aproveitou o atendimento para garantir o seu documento. “Eu estava precisando da segunda via da minha identidade. Já tinha marcado no Faça Fácil, mas na época estava o lugar estava fechado, por causa da pandemia. Até que aconteceu isso aqui [a ação] e aproveitei a oportunidade. Gostei, pois está muito organizado e me ajudou muito”, ressaltou Carlos.

Quem também prestigiou o evento foi a fisioterapeuta Cristiely Oliveira, junto com o filho dela. Ela veio para fazer acompanhar ao seu marido, que atuou como voluntário na celebração. “Trouxe o meu filho para se divertir e passear um pouco. Nem sabia que tinha vacinação aqui e já aproveitei e utilizei o serviço. Foi ótimo. A organização está muito legal, e são serviços de grande utilidade para a comunidade”, avaliou.

O presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, avalia que a ação realizada em Cariacica traduz a essência do cooperativismo. A liderança lembra que o modelo de negócio tem como premissa o desenvolvimento de iniciativas que beneficiem a sociedade, com base no sétimo princípio do movimento, o Interesse pela Comunidade.

“O olhar humano e a preocupação em proporcionar bem-estar para as pessoas, principalmente para aquelas que estão em situação de vulnerabilidade, é uma característica muito forte do cooperativismo. A cada nova edição do Dia de Cooperar, as cooperativas desenvolvem iniciativas como a que realizamos neste sábado, com o intuito de exercitar a responsabilidade social junto às comunidades”, explica.

Mais de 260 voluntários se uniram para realizar os atendimentos. Foto: Sistema OCB/ES.

Contudo, as ações do Dia de Cooperar não se limitam às celebrações. Essa rede de solidariedade abarca todo tipo de iniciativas de responsabilidade social das cooperativas brasileiras, desenvolvidas durante o ano todo. É o que frisa o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.

“Muito além de celebrações e ações pontuais, que também têm uma grande relevância, as cooperativas desenvolvem projetos e programas com planejamentos contínuos e impacto a longo prazo. Por meio desses trabalhos, o movimento cooperativista consegue se conectar de forma mais profunda com as necessidades das pessoas, promovendo uma verdadeira transformação de realidades”, salienta.

A realização do Dia de Cooperar 2024 em Cariacica é uma iniciativa do Sistema OCB/ES em parceria com as cooperativas Cooperciges, Cooperáguia, Cooproves, Coopsi, CMPK, Sicoob Central ES, Sicoob Sul-Serrano, Sicredi Serrana RS/ES, Unicred Aliança, Unimed Espírito Santo (federação) e Unimed Vitória/Instituto Unimed Vitória. A ação conjunta conta, ainda, com o apoio de instituições públicas como o Detran|ES, a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), o Sine e a Polícia Científica do Espírito Santo.

SOBRE O DIA DE COOPERAR

O Dia de Cooperar, ou Dia C, é um grande movimento de solidariedade e voluntariado desenvolvido pelas cooperativas em todo o Brasil. Criado em 2009 em Minas Gerais, ele ocorre no Espírito Santo desde 2014 e, a cada ano, o número de ações aumenta.

O objetivo é estimular as cooperativas a desenvolverem projetos perenes com foco socioambiental ao longo de todo o ano, contribuindo para o desenvolvimento social das localidades onde elas estão instaladas. A celebração oficial ocorre sempre no primeiro sábado de julho, quando também é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo.

Somente em 2023, o Espírito Santo registrou 198 ações realizadas, envolvendo 60 cooperativas capixabas e 4,8 mil voluntários, que se uniram com o intuito de ajudar quem mais precisa. Ao todo, foram mais de 93 mil pessoas beneficiadas diretamente em 98 municípios (73 no ES e 25 em cidades da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, onde parte das cooperativas capixabas também atua).

Matéria veiculada originalmente no Portal do Sistema OCB ES

Recomendadas