Alambique de 75 anos coloca Espírito Santo em destaque no mapa nacional de produtores de cachaça | Orgulho Capixaba
News • Espirito Santo

Alambique de 75 anos coloca Espírito Santo em destaque no mapa nacional de produtores de cachaça

Publicado em: 18/08/2023

Foto: Redes Sociais

Foto: Redes Sociais

Bebida tipicamente brasileira que conquista corações e paladares de locais e estrangeiros. A cachaça tradicional, feita de cana, tem um sabor peculiar e é uma marca do Brasil. Todo estado tem pelo menos uma cachaçaria para chamar de sua, e no Espírito Santo não é diferente.

Ao todo, o estado possui mais de 94 alambiques de produção da cachaça e se posiciona entre os maiores produtores do Brasil, sendo o 3º maior produtor de cachaça do país, com destaque para os municípios de São Roque do Canaã, Castelo e Domingos Martins.

É desta última cidade que, em 1948, foi iniciada a produção da Cachaça Granfina, no distrito de Parajú. A fábrica que já completa 75 anos nunca parou. No começo era tudo bem rústico, com apenas um engenho para fazer a moagem das canas e a retirada do bagaço era manual.

A fábrica foi construída na propriedade da família, por Exebídio Stein, que seguiu no comando da produção até o seu falecimento em 2012, mas há 40 anos ele já contava com o apoio da filha Anete Stein e do genro Maury Pereira, que hoje estão à frente da produção.

“A Cachaça Granfina sempre teve uma boa aceitação, mas foi nessa transição, há 40 anos, que eu percebi que ela poderia entrar no mercado”, conta Maury.

“[…] com a participação em feiras, podemos mostrar nossos produtos e a história da nossa empresa”, destaca Maury.

Atualmente, a Cachaça Granfina produz vários tipos de cachaça: a branca (também envelhecida), a cerejeira e a carvalho, todas derivadas da cana-de-açúcar, matéria-prima fundamental para que a bebida seja considerada cachaça.

Com o aumento da demanda, a empresa evoluiu e hoje utiliza uma máquina que quebra as canas em pedaços menores antes de realizar a moagem e também uma esteira, que transporta o bagaço até o local onde ele é retirado, todo de uma vez. Mesmo com as mudanças na produção, Maury garante, “a qualidade é o nosso diferencial”!

VEJA TAMBÉM:

Recomendadas