Alunos de Ibatiba utilizam impressora 3D para desenvolver projeto de Física | Orgulho Capixaba
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Alunos de Ibatiba utilizam impressora 3D para desenvolver projeto de Física

Publicado em: 26/04/2023

Foto: Divulgação/SEDU

Foto: Divulgação/SEDU

Um grupo de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Maria Trindade de Oliveira, localizada em Ibatiba, participou de um projeto de robótica utilizando uma impressora 3D. A atividade foi concluída na última semana (14), com a montagem de um carrinho de controle remoto, que pode ser operado por meio de um software no celular.

A iniciativa dos alunos reforçou a importância do ensino sobre conteúdos de tecnologia, já que diariamente os avanços tecnológicos ganham cada vez mais força e impacto no planeta

Com a mediação do professor de Física Edilson Marculino de Souza, os estudantes utilizaram conhecimentos em física, eletrônica, robótica e desenvolvimento 3D para desenvolver o projeto.

Participaram da atividade os estudantes Danielly Lopes de Freitas, Gustavo Guedes Avila, Maria Clara Lima da Silva, Maria Clara Oliveira Santos e Rafaela Vieira Emerick.

“Segundo os estudantes, essa foi uma experiência inédita, pois foi a primeira vez que tiveram contato com a robótica e puderam desenvolver pessoalmente um projeto divertido. O projeto mostrou aos alunos a importância da tecnologia e da colaboração em equipe para a realização de projetos inovadores”, disse o professor Edilson Marculino de Souza.

Recentemente, o aluno Daniel Lima Silva, da mesma instituição de ensino, construiu, com o auxílio de materiais descartados, um equipamento de simulação de corrida automobilístico, popularmente chamado de “G27”.

O protótipo desenvolvido pelo estudante capixaba consiste em um volante e um câmbio de marchas, ambos retirados de carros que estavam em um ferro-velho local, e construídos também com peças de um micro-ondas quebrado e com pedais de direção, a partir de pedaços de madeira, dobradiças de armário e molas de click de botijão de gás, que, acoplados a um computador, formam um simulador de corridas de carro.

Além dos materiais físicos, o estudante precisou trabalhar conhecimentos técnicos em física, principalmente em mecânica, elétrica e computação, para desenvolver o sistema de reconhecimento de comandos, por meio de um software.

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