Foto: Instagram @pedro.jonestkd
O capixaba Pedro Alves representará o Brasil na categoria por equipes mistas do taekwondo na Olimpíada de Paris 2024. Integrante do clube Two Brothers Team, o atleta conquistou a vaga ao garantir a medalha de bronze na etapa final da Copa do Mundo, realizada em dezembro, em Wuxi, na China, junto aos outros quatro lutadores da equipe.
Nascido no município da Serra, o capixaba reside atualmente em São Caetano do Sul, em São Paulo, onde realiza os treinamentos com o clube. O lutador compete na categoria +87kg e vem se destacando na modalidade nos últimos anos. Em agosto de 2023, ele conquistou o título de campeão brasileiro CBTKD, em Fortaleza, Ceará.
“Eu comecei a treinar taekwondo por volta dos meus 14 anos com mestre Charles e, por volta dos meus 19 anos, eu recebi um convite do Guilherme Felix pra fazer um teste em São Caetano, na equipe Two Brothers, e estou aqui desde de 2020”, conta o agora atleta olímpico, que será o primeiro capixaba a competir em uma edição dos Jogos Olímpicos na modalidade dele:
O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, parabenizou o atleta pela conquista e a dedicação envolvida. Para ele, essa também é uma oportunidade de mostrar a força do esporte capixaba.
“A conquista da vaga olímpica representa a realização de um sonho e também a oportunidade de levar o nome do Espírito Santo a um evento de grande magnitude. Pedro é mais um bolsista da Sesport que vai disputar a Olimpíada, além da Deborah Medrado e Sofia Madeira, ambas da ginástica rítmica. Parabéns, Pedro, pelo feito e por toda a dedicação. Estamos na torcida!”, disse Nunes.
A Olimpíada de Paris será realizada entre os dias 26 de julho e 11 de agosto, na França. As disputas no taekwondo terão início no dia 07 de agosto e seguem até o dia 10 do mesmo mês, em uma arena montada no Grand Palais. Na categoria por equipes mistas, haverá apenas uma competição de demonstração, sem contar para o quadro de medalhas.
“Só tenho a agradecer aos meus técnicos Clayton e Reginaldo pela confiança e pelo trabalho incrível que eles vêm fazendo. Afinal, quando vou lutar, eu nunca entro sozinho. Eles estão sempre me auxiliando e extraindo o melhor de nós, a minha equipe Two Brothers está sempre me apoiando e incentivando, independentemente dos resultados. E só tenho a agradecer também ao meu mestre Charles, que me ensinou taekwondo desde pequeno, sempre me apoiou e acreditou no meu potencial. Sou muito grato às pessoas que estão ao meu redor. Agora, partiu Paris!”, relatou o atleta.
Pedro Alves é um dos contemplados no atual edital do programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), que oferece auxílio financeiro mensal para a manutenção esportiva de atletas de alto rendimento.