Bartira Almeida. Foto: Alexsandra Victório
A fundadora e presidente do Instituto Ponte, Bartira Almeida, foi homenageada em São Paulo, na Galeria de Notáveis 2025, evento promovido pela MONEY REPORT – Agenda de Líderes, tornando-se a única capixaba reconhecida entre grandes personalidades do cenário econômico, empresarial, cultural e social do Brasil. A premiação celebra, há uma década, exemplos de excelência, superação, empreendedorismo e impacto no país – projetando no radar nacional a ONG capixaba, que é reconhecida por promover ascensão social por meio da educação de qualidade.
Relembre: Bartira Almeida foi a capa da 3ª edição da Revista Orgulho Capixaba
Selecionada na categoria Responsabilidade Social, Bartira integrou um grupo de 13 líderes brasileiros que se destacaram por suas contribuições ao desenvolvimento do país. Entre os homenageados estão nomes de grande relevância nacional, como David Feffer (Suzano), Ângela Coelho (Jogê), Augusto Martins (JHSF), Edgard Corona (Smart Fit), Fábio Prieto (Secretaria de Justiça de São Paulo), João Carlos Martins (maestro e pianista internacional), Maurício Rodrigues (Bayer Crop Science), Padre Omar (reitor do Santuário Cristo Redentor), e Roberto Justus (SteelCorp).

Bartira Almeida (de vermelho e preto) com demais homenageados. Foto: Divulgação
“Receber esse reconhecimento ao lado de lideranças tão expressivas do país é uma honra enorme e reforça o quanto a educação transforma vidas. Esse prêmio é da nossa equipe, dos nossos alunos, dos parceiros, das famílias e de todos que acreditam na missão do Instituto Ponte. É um estímulo para continuarmos construindo oportunidades reais para a juventude brasileira”, afirma Bartira Almeida.

Bartira com o também homenageado, João Carlos Martins. Foto: Divulgação
A homenagem acontece em um momento de crescimento da visibilidade nacional do Instituto Ponte, que viveu em 2025 um ano de grandes conquistas: recorde de 466 estudantes beneficiados em 19 estados brasileiros, primeira turma de universitários formada, avanço nos indicadores de ascensão social – 38% dos universitários já com renda fixa mensal, 2,7 vezes superior à renda per capita familiar – e cinco premiações conquistadas nos últimos três meses.
Além da Galeria de Notáveis, o Instituto Ponte recebeu os títulos de Responsabilidade Social (FGV), Capixaba de Valor (Rede Gazeta), Líder do Terceiro Setor (Folha Vitória) e ingressou, pela sétima vez, na lista das 100 Melhores ONGs do Brasil.
“Estamos vivendo um momento de colheita. Esses reconhecimentos refletem o amadurecimento do instituto em 11 anos de história. Cada prêmio reforça que o trabalho sério, transparente e com propósito transforma realidades e inspira novas pontes”, completou a presidente.
Fundado em 2014 em Vitória, o Instituto Ponte é referência nacional na promoção de ascensão social por meio da educação, apoiando jovens em vulnerabilidade com bolsas de estudo, acompanhamento integral, suporte psicossocial e preparação para escolas e universidades de excelência. Em 2026, a instituição prevê ampliar o atendimento para 530 alunos e que 40% dos universitários alcancem 2,5 vezes mais que a renda per capita familiar.