Foto: Orgulho Capixaba
Criada em 2021 pela Prefeitura Municipal de Colatina, a Rota da Pereveca é uma homenagem ao famoso pão de origem alemã e tradicional na cidade de Colatina. Situada entre os distritos de Boapaba e Baunilha, a rota possui diversas paradas para apreciar o melhor da agroindústria e tradição da região..
Um dos destaque da rota é a Blaser Produtos Caseiros, localizada no Sítio Dois Irmãos, em Baunilha. Por lá, Marcelo e Elziane Ribeiro tocam o negócio desde 2014, quando fundaram a agroindústria. Mas, desde 2010, o casal começou a produzir os quitutes caseiros despretensiosamente e buscando aumentar a renda familiar.
“O início foi difícil. Elziane fazia tudo praticamente sozinha, duas vezes por semana. Com o tempo, comecei a ajudar em tempo integral, deixando de lado os trabalhos na lavoura,” conta Marcelo.
Pensando em manter viva a tradição local, os empreendedores investiram na produção da pereveca, que é tradição na família de Elziane e que quase nenhuma família da região vendia, apesar da maioria saber fazer. Então, a família viu uma oportunidade de empreender.
“Eu aprendi com minha avó e minha mãe. Desde pequena eu como pereveca, a gente fazia principalmente no natal e na pascoa”, relembra Elziane.
Ela conta que o doce original leva pêra, nozes e rum. Mas, quando os alemães chegaram no Espírito Santo, não encontraram nenhum desses ingredientes. Então, precisaram adaptar para manter a tradição. No lugar da pêra foi usada a banana, o amendoim substituiu as nozes e a cachaça ficou no lugar do rum.
“Mantemos a tradição e adaptamos à nossa realidade. É uma forma de preservar nossa história e cultura” destaca Elziane.
A fabricação é trabalhosa e tem o devido cuidado para que o produto final seja de qualidade e com um sabor que aquece a alma. Típico da culinária caseira.
“Escolhemos bananas de boa qualidade, que precisam ser maduras, e amendoim de alta qualidade. Ambos são assados e, no caso das bananas, cozidas antes de serem moídas. Depois, preparamos o doce, que deve esfriar antes de ser colocado na massa aberta finamente e enrolado como um rocambole” explica.
De acordo com Marcelo, quanto mais fresca a iguaria tiver, mais saborosa fica e, por ser um produto caseiro, que por ser um produto caseiro, a válida não é longa. Por isso, a pereira é feita sob encomenda.
Além do doce de origem alemã, a família produz diversos biscoitos tradicionais, roscas, massas e outras delícias caseiras e tradicionais. Mais do que produtos, a Blaser oferece uma experiência carregada de afeto e dedicação, onde cada receita é um pedaço da história da família, preparado com amor e cuidado, trazendo à mesa o verdadeiro sabor de casa.
Conheça mais sobre a Blaser Produtos Caseiro no site ou no Instagram. Acesse o Instagram para mais informações sobre a Rota da Pereveca.
VEJA TAMBÉM: