Bloco Balança Penha mantém viva a cultura do carnaval de rua capixaba | Orgulho Capixaba
News • Cultura

Bloco Balança Penha mantém viva a cultura do carnaval de rua capixaba

Publicado em: 01/02/2024

Criado em abril de 2021 e cria do bairro Prainha, em Vila Velha, o Balança Penha vai abalar a folia de Vila Velha com um repertório diverso de mais de 40 músicas. Neste ano de 2024, o bloco participa pela primeira vez dos desfiles carnavalescos.

Inspirados pelas fanfarras e blocos de rua do carnaval carioca, o Balança Penha surgiu com um grupo de amigos que começou a se reunir na Prainha para promover oficinas de instrumentos musicais de sopro e percussão. Sem pretensão, o bloco foi tomando forma, motivado pela vontade genuína de aprender e fazer boa música na rua, além de se divertir e fomentar cultura, claro.

“O carnaval de rua é uma aposta na arte democrática, na ocupação cultural das cidades e na celebração da vida! Nossa motivação é poder construir uma ação coletiva por meio de um bloco musical, que é uma forma de tentar furar as bolhas sociais individualistas e exercitar práticas dialógicas e comunitárias”, destaca Mariana Brunelli Coura, diretora do grupo.

O nome veio a partir dos ensaios que acontecem de frente para o Convento da Penha pois, quando a turma chega, os sopros e tambores rugem, e nessa bagunça boa o bloco faz o convento “tremer”.

E nesses últimos anos, não é só o convento que tem balançando com o som dessa galera. O grupo já se apresentou em eventos como Prainha Vive, Festival Big Step, Festival de Inverno de Domingos Martins, Baile Voador, Pré-carnaval Prainha, dentre outros. Esse vai ser o primeiro ano que o grupo vai oficialmente participar dos desfiles de carnaval.

“Nosso sentimento está um misto de alegria e ansiedade, afinal é o nosso primeiro desfile carnavalesco. Já estamos nos preparando há cerca de 2 anos, com ensaios semanais e apresentações ao longo do ano’’, comentou Mariana.

Formado por 50 membros, distribuídos entre instrumentos de sopro e percussão, a maioria é de músicos amadores, formados pelas oficinas e ensaios do próprio bloco. Esse detalhe torna o Balança Penha único no Espírito Santo, ao formar instrumentistas de sopro voltados para o carnaval de rua.

E o som dessa galera? Uma diversidade musical rítmica brasileira. O Axé, baião, samba, congo e funk estão entre os diversos estilos apresentados pelo bloco.

“Nosso repertório é diverso e atemporal, incorporando desde os grooves de Tim Maia, passando pelo axé de Margareth Menezes e até o congo capixaba. Nossa ideia para 2024 é levar um cortejo com mais de 40 músicas no repertório”, destacou a diretora.

Antes do carnaval, o Balança Penha terá outras apresentações em Vila Velha. Confira a agenda:

3 de fevereiro: Carna Baze
Rua Goiania, 156, Itapoã | 12h

4 de fevereiro: Prainha Vive
Praça da Prainha | 15h

10 de fevereiro: Carnaval do Balança
Rua Luciano das Neves (praça Almirante Tamandaré) | 10h

VEJA TAMBÉM:

Recomendadas