Desfile da Unidos da Piedade. Foto: Divulgação/Liesge
A apuração dos desfiles do Carnaval de Vitória 2026 acontece nesta quarta-feira (11), a partir das 17h30, no Varandão do Sambão do Povo. É neste momento que o público vai conhecer a escola campeã do Grupo Especial após duas noites de apresentações marcadas por emoção e alto nível artístico. A equipe do Orgulho Capixaba trará, em tempo real, a divulgação da grande campeã.
Os desfiles do Grupo Especial ocorreram neste último fim de semana, nos dias 6 e 7 de fevereiro, reunindo, pela primeira vez, dez escolas divididas em duas noites no Sambão do Povo. Essa mudança garantiu que (quase) todas as agremiações desfilassem à noite para proporcionar melhor aproveitamento da estrutura e maior visibilidade para os espetáculos.

Desfile da MUG. Foto: Kayo Dalvi
Na primeira noite, desfilaram Pega no Samba, Novo Império, Unidos de Jucutuquara, Mocidade Unida da Glória (MUG) e Imperatriz do Forte. Os enredos tiveram como eixo central a ancestralidade, a espiritualidade, o protagonismo feminino e a preservação ambiental. A Pega no Samba abriu os trabalhos exaltando o Caboclo Sete Flechas, enquanto a Novo Império levou à avenida o sagrado feminino. Jucutuquara apostou na força simbólica de Maria Padilha, a MUG transformou a pista em um grande diário visual sobre ciência e natureza, e a Imperatriz do Forte encerrou a noite celebrando os orixás e as raízes afro-brasileiras.

Desfile da Andaraí. Foto: Divulgação/Liesge
A segunda noite marcou a apresentação de Rosas de Ouro, Unidos da Piedade, Independente de Boa Vista, Chegou o Que Faltava e Andaraí. A Rosas de Ouro exaltou São Mateus e suas origens culturais, enquanto a Piedade emocionou o público ao superar uma longa interrupção causada por problemas técnicos no Sambão, retomando o desfile com escola e arquibancadas cantando juntas. A atual campeã, Independente de Boa Vista, confirmou o favoritismo com um desfile marcado por luxo, impacto visual e referências à cultura capixaba, incluindo uma comissão de frente que surpreendeu o público. A Chegou o Que Faltava levou reflexão espiritual à avenida, e a Andaraí encerrou os desfiles já ao amanhecer, celebrando sua própria trajetória e o retorno ao Grupo Especial.
Além do espetáculo na avenida, o Carnaval de Vitória 2026 também foi marcado por anúncios importantes para o futuro do samba capixaba. Antes dos desfiles, a Prefeitura de Vitória confirmou a publicação da licitação para a construção da Cidade do Samba, com investimento de R$ 51 milhões.