Cantor e compositor capixaba que vive nos EUA alimenta expectativa de retornar ao Brasil para engatar carreira musical | Orgulho Capixaba
News • Cultura

Cantor e compositor capixaba que vive nos EUA alimenta expectativa de retornar ao Brasil para engatar carreira musical

Publicado em: 23/01/2023

Roberto visa retorno ao Brasil para seguir com carreira musical

Roberto visa retorno ao Brasil para seguir com carreira musical

Após embarcar para trabalhar nos Estados Unidos, o capixaba Roberto Schmidt se prepara para retornar ao Espírito Santo. O cantor e compositor capixaba foi para o continente norte-americano e agora retorna ao ES para engatar sua carreira musical.

Nascido em Laranja da Terra, o capixaba se mudou para a região de Guriri, em São Mateus, em 2012. Após um tempo vivendo no local, embarcou para a Itália e de lá se mudou para os Estados Unidos, onde segue com a carreira musical, além de comandar a RS Quality Flooring, empresa especializada em pisos.

Em entrevista ao portal Orgulho Capixaba, Roberto contou um pouco sobre sua trajetória e sobre os planos para o futuro.

“Me interessei pela música bem cedo, por volta dos 12 anos. Na época acompanhava minha irmã Claudete nas aulas de teclado. Comecei a tocar violão, aprendendo com revistas, daquelas que eram vendidas em bancas”, iniciou Roberto.

Se apaixonando cada vez mais pelo mundo musical, o capixaba logo iria surgir com sua primeira composição: Todo Amor é Assim.

Sempre rodeado de amigos, que também eram apaixonados por música, iniciou a banda “Trio Forró Maneiro”, ao lado dos amigos Rafael Vitalli e Robson Schimidt. Roberto conta que sempre gostou do ritmo do forró, e que teve várias bandas pela região de Laranja da Terra. Apesar dos esforços, não consegui emplacar sucessos pelo local, e assim partiu para sua jornada longe de onde havia nascido.

Já mais experiente no meio musical, iniciou um projeto com o músico e amigo Nilson Lorenson. “Quando ele me convidou para fazer parte da banda dele, infelizmente o corona vírus o levou. Mas o aprendizado vai ficar para sempre. Eu não conseguia compor havia cerca de oito anos, aí nos conhecemos e veio uma enxurrada de novas composições”, conta o capixaba.

Mesmo abalado com a morte do amigo, Roberto decidiu que seguiria carreira solo e lançou seu primeiro EP. “Coração Apaixonado” foi lançado no final de 2021 e vem acumulando visualizações no YouTube, conquistando cada vez mais sucesso.

Em solo americano, a música infelizmente não se tornou uma atividade completamente rentável para que pudesse manter sua família. Trabalhando arduamente desde 2018 nos Estados Unidos, o capixaba conseguiu abrir sua própria empresa.

A RS Quality Flooring atua no ramo de todos os tipos de piso e atende diversos clientes do país estadunidense e oferece um dos melhores serviços de sua região. O capixaba conta que em razão da correria do dia a dia, acaba deixando a música um pouco de lado, mas o sonho segue vivo.

Planejando um retorno ao Brasil ainda em 2023, o capixaba já tem os próximos passos em mente. “Agora estou lançando minhas composições no YouTube, gravando clipes aqui nos EUA e me programando para dar continuidade a carreira no Brasil. Meu principal objetivo e levar prazer para os ouvidos das pessoas, evocando sentimentos e contribuindo para o seu bem-estar e alegria”, frisa Roberto.

Dentre os sucessos lançados, ele conta que a homenagem para a esposa Solange está entre os favoritos. A canção “Sol” é um de seus destaques nas redes sociais e também em seu canal no YouTube.



O capixaba conta que já dividiu palco com artistas renomados no ES e ao redor do Brasil. Nomes como DJ Maluco, Aladdin, Alemão do Forro, e a dupla Edy Brito e Samuel são alguns dos que já cantaram ao lado de Roberto. Agora ele almeja o sonho de ter o próprio ônibus para viajar o país de norte a sul, para ouvir o público cantando suas composições.

O capixaba inclusive abriu o show do conterraneo Alemão do Forró quando ele esteve em Massachusetts. “Ele é uma inspiração para mim. Sempre admirei o estilo dele, assim como o de Carlinhos Rocha, Jean Felipe, Gargantas de Ouro, Lorenson, entre outros capixabas. Nosso Estado é rico de talento”, afirma Roberto.

Conquistando parcerias com profissionais que acreditam em seu trabalho, o capixaba segue focado para alçar voos cada vez maiores. “Graças a Deus conto com parcerias incríveis como a Criative Estúdios, NT Produções, Mdazzy Filmes e Scarabelli Produções. Se Deus quiser e assim permitir, em 2024 estarei de volta a todo vapor no Brasil”, conclui Roberto.

O trabalho musical do capixaba pode ser acompanhado e compartilhado por meio das redes sociais. Confira!

🎥 YouTube: Roberto Schmidt  
🤳🏾 Instagram: @robertoschmidt_oficial

 

Recomendadas