Juliétty é contemplada pelo Bolsa Atleta Capixaba do Governo do ES e da Prefeitura de Vitória / Foto: Arquivo Pessoal
Após uma temporada brilhante em 2022, o ano de 2023 também começou com conquistas para a velejadora capixaba Juliétty Tesch. Na última semana ela foi até o Rio de Janeiro para a disputa do Campeonato Brasileiro da Classe Laser 4.7 / ILCA 4, que conta como a primeira etapa do Ranking Brasileiro 2023 e voltou com o título da sua categoria.
Disputando na classe Laser 4.7/ILCA 4, a capixaba colocou seu treinamento à prova e mostrou a sua qualidade técnica e destreza para conquistar a primeira etapa do ano. Somando pontos para ranking nacional, Juliétty já mira mais competições em 2023 para somar pontos e ser Neca Campeã do Ranking Nacional, este que é seu objetivo principal.
A competição disputada no Iate Clube do Rio de Janeiro é a que tem mais peso para o Ranking Nacional de 2023 e a capixaba conquistou pontos importantes para a sequência do ano. Em entrevista ao nosso portal, Juliétty contou um pouco sobre a disputa e sobre os planos para a temporada.
Ver essa foto no Instagram
“É um campeonato muito grande e desgastante, mas a gente [velejadores] brinca que não tem férias porque já começamos com a primeira etapa do ano logo em janeiro”, inicia a capixaba.
Apesar do calendário apertado, ela explica que é importante conquistar bons resultados logo na primeira etapa, para evitar o desgaste nas disputas seguintes.
Como sua classe exige muito esforço físico, a capixaba faz treinos diários para fortalecimento dos músculos, com isso, melhora o seu condicionamento e chega com uma preparação mais firme para as disputas.
“O foco para esse campeonato começou desde a minha participação na última etapa, que foi em setembro do ano passado. Eu tenho uma preparação física diária, a classe Laser exige muito esforço físico”, explica.
Durante a competição a capixaba ainda sofreu um acidente que gerou preocupação. Outro velejador a atingiu com um barco na região das costas enquanto ainda estavam na água. Apesar do susto, Juliétty não sofreu ferimentos graves e já está de olho na próxima fase.
Controlando as dores com medicação e se organizando para os treinamentos, a capixaba volta para o mar para a etapa ‘Sudeste Brasileiro’, que acontece em Búzios, Rio de Janeiro, durante o feriado de Corpus Christi.
“A perspectiva do tratamento é durar duas semanas, mas tem que ver como o corpo vai responder. Logo eu repito os exames e vamos fazer uma projeção para ver se estou evoluindo como o esperado”, explica a atleta.
Octacampeã do ranking nacional, campeã sul-americana, tricampeã do Campeonato Mercosul e dona de mais de 200 troféus e medalhas em 20 anos de carreira, Juliétty Tesch é um Orgulho Capixaba e promete trazer cada vez mais títulos ao Espírito Santo!
Ver essa foto no Instagram