Capixaba supera pandemia, reinventa receitas e com apenas R$ 60, começou uma jornada de sucesso no empreendedorismo | Orgulho Capixaba
News • Economia

Capixaba supera pandemia, reinventa receitas e com apenas R$ 60, começou uma jornada de sucesso no empreendedorismo

Publicado em: 10/11/2022

Nichola Lyrio, empreendedor capixaba

Nichola Lyrio, empreendedor capixaba

Quem nunca sentiu aquela fome durante uma aula da faculdade e ficou na vontade quando viu a falta de opções na cantina ou nos estabelecimentos próximos?

Indignado com essa situação, o então estudante Nicholas Lyrio, decidiu mudar essa realidade com um novo empreendimento que mudaria sua vida.

Nicholas, ou Nicão como gosta de ser chamado, cursava Engenharia da Computação na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e notou que o Restaurante Universitário do local carecia de opções para os estudantes. 

Assim, pensou nos alimentos que gostaria de ver na cantina e que poderiam agradar aos colegas, até que decidiu reinventar a receita dos tradicionais cookies, normalmente feitos sem recheios e com sabores simples.

A JORNADA

A decisão não foi tão fácil. “Não sou muito chegado à doce.  Então quis fazer algo que eu gostasse de comer, pelo menos. Foi aí que comecei a pensar nos doces que eu gosto, sorvete, açaí e o cookie”, contou o capixaba.

Pensando em fazer algo que seria inovador, Nicão começou o empreendimento ciente que não poderia vender algo que ele mesmo não gostasse de comer. “O cookie sem recheio é básico. Aí pensei em como poderia inovar e decidi fazer o cookie recheado”, complementou.

Inicialmente, o recheio era feito de brigadeiro, que era o único doce que o empreendedor fazia até então. Aproveitando o período de férias da faculdade, Nicão se aperfeiçoou com as receitas e começou a vender nos corredores da faculdade. E o caminho para o sucesso estava apenas começando.

O investimento inicial de apenas R$ 60 já se transformava em vendas para alunos de diversas faculdades e escolas da Grande Vitória. “Peguei esses R$ 60 e transformei no dobro, e fui dobrando até chegar ao limite da demanda para novas produções”, contou.

Com uma ótima gestão e atenção aos detalhes para que o investimento desse retorno, o empreendedor conta que a ideia inicial era ter o próprio dinheiro para se manter na faculdade e não depender dos pais. Mas com a crescente do sucesso do cookie recheado, viu que o investimento poderia alcançar patamares ainda maiores.

Alunos de outras instituições começaram a procurar por Nicholas, em busca da guloseima. Então, contou com a ajuda de colegas para que pudesse vender dentro de outras dependências. “Usei as redes sociais para avisar onde eu estaria com os cookies, e assim a galera já saberia onde procurar”.

OFERTA E DEMANDA

Ciente da necessidade de expandir o negócio para atender todos com qualidade, o capixaba passou a ofertar o cookie nas cantinas das faculdades e escolas. “Falava que na semana seguinte teria o meu cookie na cantina, mas muitos dos donos dos locais não acreditavam que iria vender. Então passei a deixar cookies por minha conta e risco nas cantinas e no mesmo dia eles já me ligavam pedindo mais”, contou com orgulho.

NECESSIDADE DE SE REINVENTAR

Assim como muitos empresários ao redor do mundo, Nicão teve que se reinventar durante o período da pandemia de Covid-19. Com o fechamento das escolas e faculdades, viu que as vendas poderiam cair, já que a principal fonte de clientes não chegaria até o produto.

Então teve a ideia de levar o produto aos clientes no formato de delivery. “No início foi complicado. Nos primeiros quatro meses só fui me mantendo com a reserva de emergência. Aí comecei a vender por delivery e comecei a vender até mais do que antes. Investi em anúncios nas redes sociais e foi dando certo”, explicou o empreendedor capixaba.

Sabendo que precisaria se recolocar no mercado com seu produto, passou a buscar mercados e padarias para vender o cookie. “Esses locais acabam vendendo menos que os pontos de venda nas faculdades, e os cookies estavam sobrando. Mas o delivery conseguia suprir essa demanda”, explicou.

Com uma visão empreendedora, chegou a necessidade de abrir um novo espaço para fabricar os doces. Assim, veio a ideia de abrir uma fábrica em Vila Velha, para que pudesse acompanhar a demanda dos pedidos e atender toda a Grande Vitória, o que foi um sucesso!

Hoje, Nicão atende eventos, festas de aniversário, escolas, faculdades, padarias e diversos estabelecimentos no Espírito Santo, além dos clientes que compram unidades diretamente pelo delivery.

Nicholas Lyrio é um Orgulho Capixaba! Exemplo de organização, visão empreendedora e capacidade de se superar em meio às adversidades e é convidado do Capixaba Cast desta quinta-feira  (10), às 20 horas, em nosso canal do YouTube: Orgulho Capixaba.

Por lá, ele conta sobre sua trajetória, novos planos e deixa uma mensagem de inspiração aos futuros empreendedores do Espírito Santo.

O Cookie do Nicão pode ser encontrado na fábrica, localizada na Rua XV de Novembro, Centro de Vila Velha, 1271, ao lado do Colégio São José, e também via Ifood, além dos estabelecimentos espalhados pela Grande Vitória.

Confira nas redes sociais: Cookie do Nicão

Recomendadas