Capixabas mãe e filho vão expor obras na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo | Orgulho Capixaba
News • Cultura

Capixabas mãe e filho vão expor obras na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Publicado em: 04/09/2024

Elisangela e Pedro Toledo | Foto: Divulgação

A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo promete ser uma celebração literária de tirar o fôlego, reunindo escritores, leitores e apaixonados pela literatura de todas as idades. Entre os participantes deste grandioso evento, estão dois capixabas que têm muito a comemorar: Pedro Toledo Bortolotti, de apenas 8 anos, e sua mãe, Elisangela Toledo.

Pedro, um talento da literatura, estará apresentando seu livro “A Reconquista do Rei Gabriel”, que narra a história de um rei que enfrenta adversidades, mas com muita força de vontade, retorna para reivindicar seu trono e libertar seu povo da opressão. Para ele, participar da Bienal do Livro é uma oportunidade única de compartilhar sua história com um público vasto.

“O que mais me anima é saber que pessoas do Brasil e até de outros países terão acesso ao meu livro. Quero que a força de vontade e desejo de vencer do Rei Gabriel seja fonte de inspiração para outras pessoas”, diz o jovem autor.

Já Elisangela, que vai expor seu livro “Seja um Inconformado e Use Esse Sentimento para Conquistar o que Deseja”, compartilha a emoção de estar ao lado de seu filho nesse evento de grande relevância. Para ela, participar da Bienal é mais do que a realização de um sonho.

“Participar da Bienal do Livro pela primeira vez e como escritora é muito mais que a realização de um sonho, é a menina improvável da roça extrapolando os muros do seu estado e levando a sua mensagem de que pessoas inconformadas transformam sonhos em realidade”, revela a autora.

A trajetória de Pedro até a Bienal começou quando ele, inspirado pela mãe, decidiu escrever seu próprio livro

“Quando eu vi o livro da minha mãe pronto, eu quis ter o meu também. Eu sempre gostei de histórias medievais, foi daí que surgiu a ideia da disputa por um reino”, explica.

O processo de criação foi uma verdadeira aventura para o jovem escritor, que já está trabalhando em seu próximo projeto.

“Estou muito feliz de poder participar com meu primeiro livro na Bienal de São Paulo, que é um evento internacional. Eu já estou trabalhando no meu próximo livro ‘O Cabritinho Aventureiro’ e já pensando na continuidade da ‘Reconquista do Rei Gabriel’. Através da escrita e da leitura, eu viajo no tempo e vou a lugares inimagináveis”, comenta Pedro.

Participar da Bienal do Livro pela primeira vez é mais do que uma realização pessoal para Elisangela Toledo; é a concretização de um sonho que transcende sua própria história. Nascida e criada na roça, ela se vê agora ultrapassando os limites de seu estado e levando uma poderosa mensagem de transformação para além de suas fronteiras.

“É a menina improvável da roça extrapolando os muros do seu estado e levando a sua mensagem de que pessoas inconformadas transformam sonhos em realidade”, afirma.

Com seu livro “Seja um Inconformado”, Elisangela espera despertar nos leitores o sentimento do inconformismo, incentivando-os a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias. Ela acredita que o inconformismo é uma força motriz para a realização dos sonhos e que viver uma vida plena e significativa está ao alcance de todos que se recusam a se conformar com o ordinário.

“A pessoa inconformada é protagonista, é autor responsável, é agente de transformação da sua própria vida, se conformar é abrir mão de viver o extraordinário”, explica.

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece a cada dois anos, é o maior evento cultural da América Latina, atraindo milhares de pessoas interessadas em livros, palestras, oficinas e sessões de autógrafos. Criada em 1951, a Bienal tem como objetivo aproximar a comunidade literária dos leitores, promovendo o acesso à literatura e a interação com autores e ilustradores.

Pedro e Elisangela receberam o convite por meio do Leve Adiante Literatura. O projeto  nasceu em 2018 com o propósito
de compartilhar leituras inspiradoras e disseminar a
literatura infantil e juvenil, por meio da leitura e da escrita.

Serviço:

Exposição “A conquista do Rei Gabriel” – Pedro Toledo
Data: 6 de setembro, de 19h às 21h
Local: Travessia Literária – Estande 26

Exposição: “Seja um inconformado e use esse sentimento para conquistar o que deseja – Elisangela Toledo
Data: 8 de setembro, de 12h às 15h
Local: Travessia Literária – Estande 26

Recomendadas