Nascida em São Paulo, Cátia Horsts carrega em sua história de vida a essência do empreendedorismo desde muito cedo. Filha de um trabalhador rural e de uma dona de casa que se destacava como vendedora nata da Avon e Tupperware, Cátia cresceu imersa em um ambiente onde o trabalho árduo e a capacidade de se reinventar eram valores fundamentais.
Seu pai, metalúrgico na Volkswagen, e sua mãe, uma verdadeira líder entre as mulheres que se reuniam para vender produtos, moldaram a visão de mundo de Cátia, que desde a infância se via envolvida em brincadeiras que já antecipavam sua vocação para os negócios.
Nos anos 80, sua família decidiu se mudar para Minas Gerais e, na década seguinte, para o Espírito Santo, em busca de uma vida em uma capital mais tranquila e segura. Foi no Espírito Santo que Cátia deu início à sua trajetória profissional, começando como estagiária no Bandes (Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo) e logo depois sendo convidada por um cliente do banco para trabalhar com ele.
Ao longo de sua carreira, Cátia se desdobrou em diversos papéis: mãe, esposa, empresária, executiva, e, principalmente, uma mulher apaixonada pelo trabalho. Com três filhos e um casamento que se aproxima de três décadas, ela nunca se viu com talento natural para a maternidade, mas aprendeu a equilibrar suas responsabilidades familiares com sua paixão pelo empreendedorismo.
“Eu não nasci com talento para a maternidade, nasci com talento para o trabalho, mas consegui, aos pouquinhos, administrar e desenvolver esse desafio enorme de ser uma mulher empreendedora, executiva, dona de casa e mãe”, conta.
Sua trajetória no mundo corporativo ganhou destaque quando, aos 20 e poucos anos, foi convidada a trabalhar na Senior Sistemas, onde construiu uma carreira sólida. Ingressando como assistente comercial, Cátia ascendeu até se tornar diretora executiva da unidade no Espírito Santo.Foi essa experiência que a inspirou a empreender na área de Recursos Humanos, ao perceber a carência do mercado em práticas de gestão de pessoas que fossem além do simples controle de departamento pessoal.
“Eu vi o mercado muito carente com práticas de gestão de pessoas. Então, eu brinco que a gente não é uma consultoria de RH; a gente é uma empresa, um business, cujo negócio é serviço.”
Em parceria com sua sócia, que ela carinhosamente chama de “o cérebro” da dupla, Cátia fundou a Rhopen, uma consultoria que se diferencia por ser a única no estado a oferecer um serviço completo e integrado (fun service 360) para RH. A Rhopen rapidamente se destacou no mercado, sendo reconhecida como a maior e melhor consultoria do Espírito Santo e uma das principais do país. Com unidades franqueadas espalhadas pelo Brasil, a empresa é um exemplo de protagonismo, elevando o nome do Espírito Santo no cenário nacional.
Hoje, a Rhopen é a 8ª melhor empresa do Brasil em Jornada de Trabalho Flexível de acordo com o Ranking Melhores Empresas para Trabalhar – Jornada de Trabalho Flexível 2023 no Brasil.
Para Cátia, a paixão pelo trabalho vai além de oferecer soluções em RH; trata-se de um compromisso com o desenvolvimento humano e com a promoção de relações mais saudáveis e produtivas dentro das empresas.
“A nossa paixão não é só pelo RH, é por pessoas. A gente acredita que as pessoas podem exponenciar os negócios. Todo o negócio é gerido por pessoas, é consumido por pessoas, ele entrega para pessoas. Então, o tempo todo, são relações humanas em todos os 360 níveis de integração do negócio”, destaca.
Aos 49 anos, Cátia Horts continua impulsionada pelo desejo de impactar positivamente a vida de todos com quem trabalha, seja como colaboradora, parceira ou cliente. Ela enxerga no futuro da área de RH um cenário cada vez mais tecnológico, onde as habilidades humanas, como empatia, senso crítico e gestão do tempo, serão mais valorizadas.
“Nosso objetivo é contribuir para que os negócios possam ser altamente lucrativos sem precisar precarizar a relação humana”, afirma.
Na primeira edição da Revista Orgulho Capixaba, Cátia compartilhou os desafios do empreendedorismo e a responsabilidade dos empreendedores em apoiar o mercado local.
Agora, na segunda edição, ela se aprofunda no tema do empreendedorismo feminino, destacando a importância de mulheres se apoiarem mutuamente no caminho do sucesso.
“Eu sempre priorizo o consumo de qualquer coisa por algum empreendedor, principalmente o empreendedor que está começando”, revela.
O lançamento da 2ª ediçãoda revista Orgulho Capixaba acontece no dia 10 de setembro, no restaurante Papaguht, em Vitória. Os ingressos estão disponíveis no site.