Edição de 2022 teve casa cheia e 2023 promete grande público / Foto: Divulgação
Quase 20 horas de programação, com duas mostras de cinema, shows de Liniker, Djonga e Rico Dalasam, batalha de slam e dança urbana, e mais uma grande diversidade de atrações e atividades culturais estão no roteiro do Festival Movimento Cidade 2023, que voltará a ocupar a área do Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, em Caratoíra, Vitória, na próxima sexta-feira (18) e sábado (19).
Sujeita à lotação do espaço, a entrada é gratuita e não haverá retirada de ingressos. Contudo, é necessário doar um quilo de alimento não perecível para poder participar do festival. Os donativos arrecadados serão destinados às comunidades do entorno do espaço cultural.
O audiovisual, base do Festival Movimento Cidade, vai marcar a programação com duas mostras de cinema: uma nacional e outra de produções capixabas. Serão oito curtas-metragens em cada uma delas. As exibições acontecerão em um megatelão de 15 metros de altura por 8 metros de largura.
“Os filmes terão foco na relação da cidade com a terra, e a seleção feita pela curadoria revela a força do audiovisual dentro de um festival, gratuito, para multidões, numa megatela montada no Carmélia agora ocupado. Isso é cumprir com nosso compromisso de mostrar que cidades são pessoas”, afirma Léo Alves, criador do Movimento Cidade.
Ver essa foto no Instagram
Debates
“Cidade Terra” é o tema desta edição do Festival Movimento Cidade, que busca refletir e alertar que todos têm direito à terra e à cidade. Para aquecer o debate, o jornalista André Trigueiro, da Globo News e do Jornal Nacional, participa de um bate–papo na manhã de sábado (19), com mediação da jornalista Luanna Esteves.
Sob o tema “Regenera”, ele vai debater como é possível a regeneração de nossas cidades, depois de expandidas. Na mala, vai trazer apontamentos, provocações e soluções sobre o presente e o futuro das cidades, e como é possível conjugar o progresso com a sustentabilidade.
O mote “Cidade Terra” ainda se manifesta na “Feira Lá da Roça”, que ficará montada durante os dois dias de festival. A iniciativa é voltada para produtores de alimentos, cosméticos, bijuterias, objetos, decoração e cerâmicas – criando e cultivando em família, em comunidade ou em pequena escala.
A cantora Liniker fará o show de encerramento do festival, no sábado (Foto: Divulgação)
Metaverso
A Mostra MC.Metaverso Brasil, que foi confirmada em cidades como Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Manaus, vai chegar a Vitória, dentro da programação do festival. Nela, serão exibidos filmes com uso de óculos de realidade virtual.
O público poderá participar por ordem de chegada. A experiência acontecerá dentro de estruturas chamadas de cabaça – que remetem a uma bolha inflada. Será possível assistir ao filme com o uso dos 20 óculos que estarão disponíveis.
Inclusão e respeito
Ciente da importância de ser um festival para todos, o Movimento Cidade reservará um espaço para pessoas com deficiência assistirem aos shows musicais. Eles serão recebidos, na entrada do evento, por uma equipe de receptivo treinada para atender a eles. Além disso, a organização vai preparar um espaço de descompressão para pessoas do espectro autista e disponibilizar um balcão de informações para que qualquer pessoa possa reportar algum possível incidente – de modo que a equipe do festival possa agir com maior celeridade.
Festival Movimento Cidade 2023
Quando: 18 e 19 de agosto
Local: Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, Rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros, 160, Mário Cypreste, Vitória
Ver essa foto no Instagram