Com equipe 100% capixaba, Dan Abranches promove lançamento do videoclipe de seu mais novo single, ‘Nem todo ouro’ | Orgulho Capixaba
News • Cultura

Com equipe 100% capixaba, Dan Abranches promove lançamento do videoclipe de seu mais novo single, ‘Nem todo ouro’

Publicado em: 13/10/2023

Foto: Victoria Dessaune

Foto: Victoria Dessaune

O cantor e compositor Dan Abranches lança nesta sexta-feira (13) o videoclipe de seu mais novo single, “Nem todo ouro”, que conta com participação da cantora GAVI. O evento de lançamento acontece na Selva, espaço cultural localizado no Centro de Vitória, a partir das 20h.

Com direção de Flora Fiorio, o videoclipe foi gravado em Itaúnas e reuniu uma equipe formada inteiramente por profissionais capixabas. A produção buscou traduzir visualmente a emoção e a atmosfera da música, a partir de cores sóbrias, takes sensíveis e uma coreografia composta por movimentos orgânicos. A narrativa gira em torno de uma vida de simplicidade aliada à capacidade de sonhar com dias tranquilos.

A canção “Nem todo ouro” nasceu em meados de 2021, durante a pandemia de Covid-19, com uma temática que fala sobre a esperança e o desejo por tempos melhores. A letra da música faz também referências a composições de diversos outros artistas capixabas, como André Prando, Budah, Afronta MC e a própria GAVI. Com um ritmo emocionante, o single tem a intenção de conscientizar os ouvintes sobre o que há de mais importante na vida de cada pessoa.

“O lançamento desse clipe concretiza um sonho e um passo importante em minha carreira. Poder fazer isso cercado de pessoas que também apoiam a cena cultural do estado é uma grande honra”, ressalta Dan Abranches.

O evento de lançamento será também um momento para celebrar a vida e o trabalho de artistas trans independentes do Espírito Santo. Na ocasião, uma “miniballroom” – evento de celebração da cultura trans, preta e periférica – vai anteceder o lançamento do videoclipe. Na sequência, Dan Abranches fará um pocket show com músicas inéditas, a serem lançadas em 2024.

Realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), o videoclipe foi concebido a partir do desejo do artista em transpor para a linguagem audiovisual o espírito da canção. Tarefa que ficou a cargo da arquiteta e artista visual Flora Fiorio.

Assim como “Nem todo ouro” nasceu em meio à pandemia, foi nesse contexto que Flora Fiorio encontrou-se no meio audiovisual, a partir de experimentações artísticas realizadas naquele período, inter-relacionando conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação em Arquitetura e Urbanismo e elementos diversos das artes visuais, como a cenografia, a direção artística e de videoclipes.

Sobre Dan Abranches

“Nem todo ouro” marca um momento importante na carreira de Dan Abranches (Foto: Flora Fiorio)
“Nem todo ouro” marca um momento importante na carreira de Dan Abranches (Foto: Flora Fiorio)

Dan Abranches é um artista com uma potente inquietação sonora. Sua efervescência musical se compõe em processos experimentais que ampliam os territórios psíquicos e afetivos do seu próprio som. Nascido no Espírito Santo, morador de Vitória, constrói sua trajetória pessoal e profissional inserido nos percursos sensíveis e simbólicos que a cidade o oferece. Suas letras incitam narrativas de inclusão de minorias – e, como homem trans, Dan Abranches se posiciona como um dos protagonistas na representatividade LGBTQIA+ no cenário capixaba.

Suas produções enfatizam a fusão de estilos musicais diante de um processo extenso e singular gravado e produzido por ele. Arquitetando minuciosamente a combinação entre diversos gêneros como soul music, pop, jazz, eletrônico e R&B. Costurando em suas melodias expansivas elaborações imagéticas, permitindo que se trace uma narrativa das circunstâncias afetivas que se inscrevem nos cantos perceptivos mais singulares e corriqueiros. Guiado por sua sensibilidade visceral e pulsante, Dan Abranches ecoa na superfície frisante de seus manifestos poéticos.

Lançamento do videoclipe “Nem todo ouro”

Quando: 13/10 (sexta-feira)

Horário: às 19h

Local: Selva, Rua Sete de Setembro, 493, Centro de Vitória

Entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço)

VEJA TAMBÉM:

Recomendadas