News • Empreendedorismo

Com pioneirismo e inovação, Déborah Gomes consolida a FullFarma no cenário nacional

Publicado em: 01/09/2025

Déborah Gomes. Fotos: Divulgação

Com mais de uma década de atuação, a FullFarma se tornou referência no mercado regulatório ao oferecer soluções completas para empresas que atuam nos segmentos farmacêutico, cosmético, alimentício, de produtos de saúde, saneantes, bebidas e até produtos de origem animal e vegetal. Mais que uma consultoria, a empresa capixaba oferece agilidade, precisão e inovação em processos complexos que envolvem órgãos como Anvisa, Ministério da Agricultura, Ibama, Corpo de Bombeiros, órgãos ambientais e Vigilância Sanitária.

Como diretora da empresa, está a farmacêutica Déborah Gomes de Souza, formada pela UFES e pioneira na área de Logística Farmacêutica no Espírito Santo. Ela foi a primeira mentora e coordenadora de uma pós-graduação na área no estado, tornando-se referência nacional em um segmento cada vez mais estratégico.

Em entrevista ao Orgulho Capixaba, Déborah compartilhou o início de sua trajetória, quando se mudou de Minas Gerais para o Espírito Santo aos 17 anos para estudar, e os desafios da jornada. “Na época do mestrado, descobri que estava grávida e tive que parar Nesse período conheci a área de Logística Farmacêutica e fiz um curso da área. Me identifiquei muito com a área e comecei a trabalhar em uma indústria de cosméticos”, relembra Déborah sobre como começou na área.

Logo depois, ingressou em um operador logístico que reunia importação, transporte e armazenagem, onde permaneceu por quatro anos. A virada de chave veio com a falência da empresa. “Decidi abrir a Fullfarma quando essa empresa faliu, uma vez que já havia adquirido bastante experiência na área, e comecei as fazer cursos fora do estado, tendo em vista a inexistência de cursos no estado”, conta.

Da experiência, surgiu também o pioneirismo no setor. Logo em seguida, ela organizou o primeiro curso de Pós-Graduação de Logística Farmacêutica do Estado. “Pude juntar o corpo docente que conheci nos cursos fora do estado, e com isso me tornei referência na área”, lembra.

A consolidação do seu trabalho veio durante a pandemia, quando as mudanças constantes de legislações da Anvisa exigiam atualização quase em tempo real. “Fiz muitas lives, reuniões e resoluções complexas nesse período o que de fato consegui me inserir no mercado nacional e não somente no ES, de onde começamos”, relembra. Hoje, a FullFarma conta com uma equipe multidisciplinar de especialistas prontos para atender empresas de todos os portes.

Déborah coordena uma equipe preparada e qualidicada na Full Farma

 

Soluções completas e tecnologia a serviço da precisão

O portfólio da FullFarma abrange desde a regularização de empresas até a adequação de produtos em diferentes setores. De acordo com Déborah, a empresas atua na adequação do início ao fim, dos clientes que desejam fabricar, importar, distribuir, armazenar e transportar, nas classes de cosméticos, medicamentos, produtos para saúde, saneantes, alimentos (suplementos), produtos de origem vegetal, fertilizantes, bebidas, produtos de uso animal e produtos perigosos; realizando todas as adequações e licenças no âmbito regulatório.

Além disso, a FullFarma desenvolve treinamentos voltados para empresas que necessitam de regulação para iniciar ou ampliar atividades. “Estamos ha 12 anos no mercado com uma estimativa de mais de 1000 empresas em diversos ramos regularizadas”, ressalta Déborah.

Com todo esse portifólio, ela garante que o grande diferencial da empresa está na experiência prática acumulada. “No âmbito regulatório é necessário ter feito o processo e não simplesmente saber como fazer o processo. Além disso, contamos com uma equipe multidisciplinar que permite atendermos 100% de todos os problemas regulatórios que a empresa possa ter”, afirma.

A tecnologia também está presente no dia a dia da FullFarma. A empresa utiliza um sistema próprio de controle de documentação, com alarmes de vencimento e inteligência artificial capaz de rastrear em tempo real publicações do Diário Oficial da União. Isso garante rapidez no deferimento de processos e evita atrasos para os clientes. Outro destaque da FullFarma é o compromisso com práticas de sustentabilidade e governança. “Na Fullfarma, implementamos as políticas de ESG através do PCA – Plano de Controle Ambiental”, garante Déborah.

Déborah Gomes. Foto: Divulgação

 

Desafios e perspectivas para o futuro

Déborah reconhece que o setor regulatório enfrenta desafios constantes, como a complexidade normativa, a necessidade de adequação a prazos e dossiês técnicos robustos, além de demandas internacionais de rastreabilidade e digitalização.

Mas, segundo ela, o futuro reserva novas conquistas. “A FullFarma tem como plano para o futuro ampliar sua atuação como consultoria regulatória, contribuindo para a facilitação dos processos no setor regulatório em geral. Nosso objetivo é gerar impacto positivo para o Espírito Santo, trazendo o que há de mais novo e atualizado do Brasil e do exterior, fortalecendo o ambiente regulatório capixaba e apoiando empresas locais a se conectarem com as melhores práticas nacionais”, conclui.

Com um olhar inovador desde o início, a FullFarma hojese consolida como uma das principais consultorias regulatórias do país e reforça o protagonismo do Espírito Santo no cenário nacional. Um Orgulho Capixaba!

Recomendadas