Nova Venécia terá shows com artistas locais e também com Eduardo Costa (Reprodução; Internet)
Celebrando 69 anos, Nova Venécia comemora mais um aniversário em grande estilo!
A cidade capixaba terá comemorações oficiais entre quinta-feira (26) e sábado (28).
Em uma data para lá de especial, os venecianos vão comemorar ao som de bandas locais e também do badalado cantor Eduardo Costa. De forma totalmente gratuita, a cidade vai comemorar o aniversário com um dos maiores sertanejos do país e ainda irá alimentar a economia e cultura local.
Ver essa foto no Instagram
Às 19 horas desta quinta, o evento de aniversário tem abertura com apresentação cultural da Lira Municipal. Às 20 horas tem piseiro e sertanejo universitário com Kevelin Alves.
Ao fim do show de Alves, uma breve pausa para uma Fala das Autoridades irá anteceder o show mais esperado da noite. Às 22 horas, com sucessos estourados no Brasil e no mundo, Eduardo Costa agita a festa dos capixabas.
Ver essa foto no Instagram
Fechando a noite com muito forró, os Irmãos Capixabas sobem ao palco e prometem festa até às 2h da manhã.
E não para por aí! Na sexta-feira (27) a solenidade começa um pouco mais cedo. ÀS 18 horas tem mais sertanejo, desta vez com Júnior Camata. Na sequência, às 19h45 tem Fagner Coelho cantando sucessos variados no palco.
Com mais piseiro e sertanejo universitário, Gabriel Sabadim sobe ao palco às 21h45 para animar ainda mais a galera. E para fechar o segundo dia de festa com chave de ouro, meia-noite o Grupo Só Figuras chega cheio de pagode para balançar a região.
E se você pensa que acabou, está enganado! No sábado (28), a Secretaria de Cultura e Turismo da cidade promove o Cortejo de Celebração dos 69 anos de Emancipação Política de Nova Venécia.
O evento contará com a presença da Banda de Congo Beatos de São Benedito – ACERBES de Vila Velha, e o Grupo Constância D’Angola de Nova Venécia, e iniciará às 08h30, tendo seu local de partida a Igreja do Bonfim, com o local de chegada na Praça do Imigrante.
A noite será realizada uma apresentação com a banda de Congo Beatos de São Benedito para celebrar a chegada dos povos negros, índios, italianos e nordestinos à Nova Venécia. A apresentação acontecerá na praça Ivo Lobo (Vila Olímpica) com início às 19h.
As apresentações culturais têm o intuito de agregar à população conhecimento, lazer e identificação pessoal, contribuindo para a formação intelectual e humana, revelando costumes, tradições, valores já vividos antigamente, através expressões populares artísticas e culturais.
A CIDADE CAPIXABA
Nova Venécia é um município com forte influência cultural italiana, atualmente muito valorizada, devido ao fato de nos seus primórdios ela ter sido uma colônia de imigrantes italianos no Estado. Há alguns alimentos típicos, como a polenta, parte da população tem ascendência italiana e alguns preservam seus costumes. Há forte influência também de alguns outros grupos, como pomeranos e alemães (próximo ao município vizinho de Vila Pavão a noroeste) e nordestinos.
Entre seus pontos turísticos, a cidade conta com grande diversidade de plantas ornamentais, orquídeas e fauna rica e preservada. Contando com espécies que são ameaçadas em outras regiões, mas que vivem em paz em solo capixaba.
Por lá, o visitante pode se deliciar na Fazenda Santa Rita, pioneira do setor cafeeiro da região, e também pode se encantar com a Gameleira, árvore localizada na base do Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Peregrinos. Com mais de 15 metros de altura e raízes que ultrapassam 1,80 m de altura, a Gameleira já tem mais de 100 anos de idade e é um belo ponto de visitação em Nova Venécia.
Para os aventureiros, a Pedra da Fortaleza, com 964 metros de altitude, é o ponto mais alto da cidade. Já a Pedra do Elefante tem 604 metros de altitude e é um monumento paisagístico natural, tombado pelo Conselho Estadual de Cultural.
Ponto de encontro para quem faz caminhadas, trilhas ecológicas, trekking, enduros, escaladas e outros esportes a céu aberto, a Pedra do Elefante é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade.
Essas e outras maravilhas fazem com que Nova Venécia seja uma cidade rica, memorável e figura entre as que carrregam cada vez mais Orgulho Capixaba!