Foto: Reprodução/Correio Brasiliense
Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e Castelo são três cidades capixabas constantemente procuradas por turistas que partem em busca de calmaria e aconchego nas montanhas.
As cidades da Região Serrana do Espírito Santo, foram formadas a partir da forte influência das colonizações alemã e italiana. Agora, a ideia é que o turismo seja ainda mais fomentado na região.
A proposta partiu do deputado estadual Fabrício Gandini, que propôs a criação da Rota Azul, uma nova via turística que será benéfica aos três municípios.
Ver essa foto no Instagram
O Projeto de Lei 9/2023, deve ser votado pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo nos próximos dias, visando a expansão cultural e turística para as cidades citadas.
Conforme o projeto, a rota teria início no quilômetro 72 da ES-164, na comunidade de São Paulo do Aracê, em Domingos Martins, passaria por Venda Nova do Imigrante e seria concluída no Parque Estadual de Forno Grande, em Castelo.
A ideia de Gandini é que além de fortalecer o turismo e a cultura local, os produtores capixabas do ramo de agricultura familiar também sejam beneficiados com novas opções de renda.
“A minha proposta é fomentar o turismo, fortalecendo os produtores da agricultura familiar com novas opções de renda. É um roteiro que convida visitantes, turistas e a população a conhecerem o melhor da natureza dos três municípios, objetivando integrar as propriedades rurais, agroindústrias, empreendimentos e as belezas naturais”, disse o parlamentar por meio de suas redes sociais.