O programa vai ao ar hoje (19/07) a partir das 21h através do canal U Miss TV, na plataforma gratuita SoulTV, e no canal oficial do Miss Brasil no YouTube: Miss Universo Brasil. Quem irá apresentar o programa será a jornalista Cris Barth. Tudo irá acontecer em São Paulo, onde as candidatas já estão em confinamento desde o último sábado (16).
As mulheres a concorrerem a Miss Brasil são Rebeca Portilho (Amazonas ), Luana Lobo (Ceará ), Isa Murta (Minas Gerais), Alina Furtado (Rio Grande do Sul ) e Mia Mamede (Espírito Santo).
No início do concurso, eram 26 jovens na disputa do Miss Universo Brasil. A lista caiu para 16, depois para 10 e, agora, são cinco finalistas. Os cortes, este ano, não foram anunciados num palco, como normalmente acontece, e, sim, na rede social da competição.
Com apenas 16 anos, Rebeca Portilho começou a carreira de modelo — quando tinha 15, ela andava de skate, mas sofreu um grave acidente, o que a fez parar com o esporte. Ela quase se tornou miss teen Amazonas na época, mas as viagens como modelo não permitiram que isso fosse à frente.
A carreira de modelo foi dando certo e depois de um tempo, ela conseguiu comprar uma casa para a família, após uma infância difícil e de poucos recursos financeiros. Como modelo, ela já pôde conhecer 11 países.
Natural de Fortaleza, Luana morou um tempo no Amazonas. E mesmo não tendo o mesmo sobre nome, revela que ela é descendente distante do escritor José de Alencar. Como modelo, já conheceu 19 países e morou em oito, entre eles China, África do Sul e Coreia do Sul.
Ela estudou gestão de pessoas, gestão ambiental, fotografia e interpretação para TV. Além disso, contou uma curiosidade: gosta de tomar banho com a luz apagada:
— Aquela sensação da água limpando tudo é como se fosse uma meditação para mim. Então, quando apaga a luz, parece que fica mais intenso.
Isadora Murta, diz que sempre foi de personalidade forte e extrovertida. Tanto que com 7 anos já trabalhava como modelo. E para conseguir ter seu próprio dinheiro, vendia bijuterias e trocava faxinas com a mãe. Ela trabalhou também numa empresa de leilão.
Uma curiosidade que ela compartilhou é que ela é sonâmbula.
— Estabeleço diálogos profundos enquanto estou dormindo. Era a coisa mais engraçada na época da adolescência, nas tradicionais noites do pijama. O assunto do outro dia era saber o que eu fiquei conversando durante a madrugada — contou.
Atualmente, ela é sócia do pai numa concessionária de compra e venda de veículos.
Alina Furtado hoje mora em Porto Alegre, onde começou a acompanhar os concursos. Uma curiosidade sobre ela é que a mesma tem uma irmã gêmea — não muito parecida com ela — e é fã de leitura. Ela tem ascendência italiana e prefere fazer suas atividades em silêncio.
Além disso, conta que saiu de casa para estudar antes dos 15 anos:
— Isso me trouxe um senso de responsabilidade muito grande.
Quando criança, Mia Mamede morou com os pais na Ásia. Após dez anos, a família voltou para o Brasil. Depois, ela passou uma temporada na Europa e, nos últimos seis anos, viveu em Nova York. Além disso, fala 5 idiomas e até já modelou para grandes marcas como a Tiffany.
De volta ao Espírito Santo, ela começou a apresentar um programa com foco em cultura e turismo:
— Reconheci que o meu dever era fazer que o mundo conhecesse meu estado e meu país.
E a torcida para que a capixaba ganhe o concurso está nas alturas!
Leia também: Miss ES 2022: a capixaba e empresária já posou para a Tiffany e ocupou a posição de “Miss Dubai”