Beatriz Dutra | Foto: Divulgação
Nascida no interior do Rio de Janeiro e capixaba de coração, Beatriz Dutra construiu uma trajetória de destaque na odontopediatria e laserterapia. Formada em odontologia em 1998, Beatriz sempre nutriu uma paixão pela área. “Meu coração falava mais alto, pela Odontopediatria e assim ingressei na especialização em Odontopediatria na Odontoclínica Central do Exército no RJ, concluindo no ano de 2001”, relembra.
Ainda assim, sua paixão pela estética dentária a levou a buscar uma segunda especialização, dessa vez em dentística, em 2008. Mas foi em São Paulo, na Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP), que Beatriz encontrou um divisor de águas em sua carreira: a laserterapia.
“Descobri a laserterapia no LELO da FOUSP, e participei da 1ª turma de habilitação em laser do Brasil, onde tive a oportunidade de aprender com mestres renomados e que trouxeram o laser para o Brasil”, conta.
Com essa expertise, Beatriz se tornou pioneira no uso de laser em cirurgias em bebês.
“Tenho muito orgulho de ter ajudado inúmeras famílias a realizar o sonho de amamentar. Cuido de uma alteração chamada anquiloglossia (a língua presa) que promove dor, fissuras mamárias, cansaço para o bebê, as vezes baixo ganho de peso, e engasgos… Enfim diferentes alterações na evolução da amamentação adequada’, pontua.
A busca pelo conhecimento também levou Beatriz além das fronteiras brasileiras. Entre 2009 e 2011, ela viveu em Paris, onde estudou na Université de la Sorbonne. De volta ao Brasil, em Vitória, onde mora há 11 anos, Beatriz consolidou sua atuação como referência no tratamento de anquiloglossia, tanto em bebês quanto em crianças e adultos.
“Trabalhei na maternidade de Carapina, na Serra, avaliando os freios orais ao nascimento. No início, enfrentei resistência, mas busquei muito conhecimento para mostrar a importância do trabalho de uma odontopediatra com bebês”, relembra.
Seu pioneirismo lhe rendeu reconhecimento nacional e internacional. Beatriz é consultora de amamentação, a primeira odontopediatra do Espírito Santo a se especializar na área. Também é autora de artigos científicos e do livro “Freios Orais e Amamentação’, o único no mundo sobre o tema. A obra, lançada recentemente em espanhol, está sendo traduzida para o inglês e francês e será apresentada em 2025 nos Estados Unidos e na França.
Para Beatriz, a laserterapia é uma tecnologia transformadora. “O laser tem inúmeros benefícios: é antimicrobiano, analgésico e promove regeneração tecidual. Ele torna cirurgias mais seguras e confortáveis, além de ser menos invasivo e menos medicamentoso. É uma evolução sem volta”, afirma.
Segundo Beatriz, o avanço no diagnóstico de anquiloglossia, impulsionado pelo teste da linguinha – obrigatório no Brasil por Lei Federal 13.002 –, aumentou a procura por tratamentos. “Esse teste permite identificar precocemente a língua presa, que pode impactar funções como mastigação, respiração, deglutição e o desenvolvimento orofacial”, explica.
Além de sua atuação clínica, Beatriz é professora e palestrante em congressos nacionais e internacionais, compartilhando seu conhecimento e inspirando novos profissionais.
“Ser professora é preparar outros profissionais para o sucesso no tratamento de anquiloglossia e mostrar o impacto do laser na odontologia. O mercado não comportará quem desconhecer essa tecnologia”, revela.
Com uma carreira marcada pela inovação, Beatriz Dutra segue transformando vidas. Para ela, o objetivo é claro: oferecer tratamentos que aliem eficácia, conforto e cuidado, ajudando famílias a superar desafios e alcançar uma melhor qualidade de vida.