Foto: @meneghettibianca
Colecionando sucessos e garantindo cada vez mais fãs e admiradores, a cantora e compositora Eloá Puri tem se destacado no cenário musical do Espírito Santo.
Seu primeiro disco, ‘Luare’, foi lançado em 2022, e já vem garantindo bons frutos para a artista. Com o destaque, em 2023 ela garantiu a indicação em seis categorias do 2° Prêmio da Música Capixaba, evento que vem se tornando referência no reconhecimento dos artistas do ES.
As categorias
Atualmente, o prêmio está na fase semifinal, e Eloá aparece nas seguintes categorias:
Além de Eloá, Budah e Akilla também concorrem em seis categorias, mas a artista chega forte para a disputa dos troféus.
Ver essa foto no Instagram
Eloá Puri é cantora e compositora nascida no Caparaó capixaba. Suas composições são marcadas pela musicalidade indígena e pela representação da paisagem sonora da natureza. As entidades naturais podem ser contempladas na mais pura narrativa: o assovio dos sacis, o trovão, a cachoeira, o vento. A música não é só ouvida, mas também sentida.
Em dezembro de 2022, Eloá lançou o disco “Luare”, que, no decorrer de oito faixas, vivencia o território ancestral. As músicas contam com produção musical de Daniel Silva e participações especiais: Chico Chagas (acordeom), Janayna Pereira (voz), Levi Ramiro (violas), Djotana Puri (voz) e Gessé Paixão (voz).
A percepção de mundo de Eloá Puri incide, diretamente, na sua história de aprendizado musical. Ela narra a vivência interiorana como base de seu entendimento sobre o som. A teoria veio depois.
No último ano, Eloá esteve apenas na plateia do evento, e em 2023 somou 12 pré-indicações, garantindo o avanço em seis delas. “É um momento muito especial e importante para mim e para minha carreira”, disse Eloá.
O prêmio
O Prêmio da Música Capixaba está em fase de votação popular. Nesta etapa, o público vai definir para as finais um indicado de cada uma das 24 categorias. Além do veredito dos ouvintes, entrarão mais três nomes definidos pela curadoria oficial do evento para a fase final do Prêmio. Ou seja, dos 10 escolhidos para a semifinal, quatro de cada categoria avançam para o momento decisivo.
“Prestigiei o Prêmio do ano passado, ainda sem estar como indicada, e não tinha ideia de como as pessoas receberiam o meu trabalho. Fui pré-indicada a 12 categorias e estou na semifinal em seis. Momento muito especial e importante para a minha carreira. Estou muito, muito feliz com o reconhecimento”, comemora Eloá.
O público pode votar em todos os artistas semifinalistas no site. Também concorrem no evento Casaca, André Prando, Izar, Sambasoul, Bella Nogueira, a produtora executiva Naiara Abdalla, Budah, Mukeka di Rato e diversos outros.