Coral MedSênior estreia espetáculo em Vitória com Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira | Orgulho Capixaba
News • Cultura

Coral MedSênior estreia espetáculo em Vitória com Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira

Publicado em: 17/06/2024

O grupo de idosos vai apresentar canções nesta terça e quarta-feira, 18 e 19/06, às 20h, no Teatro da Ufes

Nesta terça e quarta-feira (18 e 19/06), o Coral MedSenior se apresenta pela primeira vez como atração convidada no espetáculo Ídolos Orquestrados, projeto da Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira, em homenagem aos Beatles. A apresentação acontecerá no Teatro Universitário da Ufes, às 20h, em Vitória.

Com a regência do maestro Juliano Barcellos e direção técnica de Rodrigo CX, o Coral MedSênior vai se apresentar em dois dias na capital capixaba, cantando na abertura do espetáculo com uma surpresa do famoso quarteto de Liverpool.

Coral MedSênior é formado por 35 idosos associados da operadora de saúde que são apaixonados por música. O Grupo nasceu em janeiro de 2024 com a proposta de promover o protagonismo do idoso e fomentar atividades culturais com vistas à promoção da cidadania cultural, bem-estar, da acessibilidade artística e da diversidade.

O projeto é beneficiado por meio de recursos da Lei de Incentivo Federal à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio da MedSênior e conta com a gestão e coordenação da Coppo Consultoria e Projetos. “O Coral MedSênior é um projeto incrível ao unir música, memória e história trabalhando com o conceito de bem envelhecer juntos”, afirma Cássia Coppo, CEO da Coppo Consultoria & Projetos.

Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira

Formada por 45 integrantes de 20 a 40 anos de idade, a Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira nasceu com a proposta de renovar o cenário da música orquestral produzida no Espírito Santo. Seu conceito consiste em unir a sofisticação de uma orquestra sinfônica com a execução de músicas populares contemporâneas, como a MPB, ritmos regionais, internacionais e clássicos do pop-rock.

É o caso do concerto “The Beatles”, que, de acordo com o maestro Tiago Padim, tem o objetivo de apresentar as canções dos Fab Four sob um viés diferente do qual o público está acostumado. “Sempre ouvimos as músicas dos Beatles executadas por bandas com instrumentos tradicionais como guitarra, baixo, bateria etc. Neste concerto iremos mostrá-las em formato sinfônico, com instrumentos de banda junto a violinos, viola, violoncelos, flauta, fagote, oboé, trompete, trompas. A Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira vai demonstrar um olhar diferenciado sobre uma obra que encantou e ainda encanta gerações”, afirma o maestro.

A montagem do repertório, segundo o regente, foi um dos desafios para a concepção do espetáculo. “Impossível reunir todas as lindas canções dos Beatles em um único concerto. Então selecionamos 17 músicas consagradas da banda a partir de um trabalho de busca nos aplicativos de streaming, relacionando as mais ouvidas mundialmente e aqui no Brasil”, comenta.

Entre as novidades preparadas para este concerto, o maestro cita a participação do ator e diretor teatral Tauã Delmiro, conhecido por sua atuação em produções como “Bob esponja”, “Beetlejuice” e “Alguma coisa podre”, e por musicais como “Barnum – O rei do show” (2022) e “A vida não é um musical” (2022). “É um ator carioca que vem somar ao espetáculo, por meio de um monólogo cujo personagem vive em contradição entre a preferência por Beatles ou por outras bandas. O desfecho é muito bonito e emocionante”, adianta o maestro.

Serviço

Projeto Ídolos Orquestrados
Concerto “The Beatles”, com a Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira

Vitória (ES)
Data: 18 e 19 de junho (terça e quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Universitário (Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes), Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória (ES), 29.075-910
Entrada franca: Os ingressos para os concertos em Vitória serão disponibilizados, gratuitamente, a partir do dia 08 de junho, às 10h, por ordem de retirada, nas bilheterias digitais divulgadas no Instagram da OFMB (orquestrafilarmonicamoderna.br) e da Med Senior (@medseniorbrasil). As poltronas serão numeradas e será permitida a retirada de no máximo dois ingressos por CPF. Os bilhetes devem ser apresentados obrigatoriamente, em versão digital, na entrada do teatro, nas respectivas datas e horários dos espetáculos.

Recomendadas