News • Cultura

Curta-metragem capixaba ‘Os cravos’ está nas etapas finais de finalização

Publicado em: 22/12/2024

Renan Amaral e, ao lado, cartaz do curta Os Cravos. Fotos: Divulgação

O escritor, roteirista e diretor capixaba Renan Amaral finaliza seu novo curta metragem intitulado Os Cravos. A trama acompanha Mateus (Danilo Maia) que chega ao consultório da psicóloga Sandra (Fran Mattoso) com um pedido inesperado: acredita estar pronto para ter alta. Ao relatar os últimos dias de vida do tio, suas palavras e gestos levantam dúvidas. O que era para ser uma consulta de despedida se transforma em um jogo de revelações, onde o passado parece contar uma história diferente. O filme foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital de produção audiovisual da Secretaria da Cultura (Secult) e tem a produção executiva de Fran Mattoso.

Com roteiro assinado por Renan Amaral, a obra é uma adaptação de um conto homônimo do cineasta, publicado em seu primeiro livro Fúrias Internas e Outras Cóleras (2024, editora Caminhos Literários). A coletânea de contos mergulha nas profundezas das emoções humanas, abordando-as com humor e sarcasmo em histórias ficcionais. “A raiva impõe limites, mas a fúria destrói todas as barreiras”, comenta Renan. “O meu objetivo é arrancar uma gargalhada de quem lê, mas não vou negar que alguns podem se sentir incomodados… foi proposital. Acho melhor não dar spoilers”, revela o escritor.

No Instagram do autor é possível encontrar diversos materiais de divulgação do curta, como, por exemplo, o making of de toda a gravação. Neste vídeo, o escritor compartilha um pouco do processo de adaptação do conto para o audiovisual. “A grande diferença entre conto e curta, é que no curta metragem grande parte da história se passa em um consultório de uma psicóloga” — diz o escritor. Ele reflete que o conto é narrado em primeira pessoa e o personagem descreve suas angustias e inquietações para o leitor. O cineasta almejava manter esse fluxo de pensamento no audiovisual e, por isso, a mudança na adaptação. “Eu queria manter esse elemento no curta metragem e, para isso, eu precisava que o personagem estivesse em algum lugar onde ele fosse colocando para fora as suas inquietações, as suas conclusões e as suas críticas acerca de alguns aspectos da sua vida, que está muito atrelado a mãe e, principalmente, o tio”.

“Os cravos” foi gravado entre os dias 29 e 30 de março de 2024, em Vitória (nos bairros Ilha de Santa Maria e Mata da Praia) e na Serra, tendo o cemitério Jardim da Paz entre suas locações mais marcantes.

Além de Danilo Maia e Fran Mattoso, o elenco traz Edson Ferreira e Joca Simonetti. A produção ainda conta com um forte plano de acessibilidade, capitaneado por Daniel Grechi, que é cego e consultor do projeto, responsável por acompanhar todo o processo de finalização do filme, certificando-se de que a obra seja o mais inclusiva possível.

adquira o livro no site e confira o making of do curta no Instagram.

Recomendadas