News • Empreendedorismo

Da falta de recursos à abertura do seu próprio negócio: Conheça Ju Aguiar

Publicado em: 09/12/2024

Ju Aguiar. Foto: Divulgação

Hoje empresária e micropigmentadora, a capixaba Ju Aguiar é profissional com certificação PhiBrows Royal Artist,academia internacional de beleza.

Nascida em Vitória (ES) no ano de 1984 e carinhosamente conhecida como Ju Aguiar, sempre demonstrou aptidão e afinidade com trabalhos manuais e que envolvessem beleza e estética. Filha de uma cabeleireira foi ainda menina, aos 12 anos de idade, que a então futura esteticista revelou seu talento à família, ao ajudar a mãe em seus ofícios diários.

Após 10 anos de experiência como assistente administrativo financeiro, Ju Aguiar pediu conta da empresa em que trabalhava e se mudou para sertão da Paraíba. Foi aí que ela começou, efetivamente, a atuar na área da beleza, em 2011. Na ocasião, Ju contribuía para a melhoria da qualidade de vida de centenas de famílias carentes e em situação de vulnerabilidade social trabalhando arduamente em um projeto missionário, liderado pela Igreja da qual ela até hoje é frequentadora.

Em uma parceira com um grande centro técnico, conseguiu trocar seus serviços de administradora por conhecimentos de cabeleireira. Para isso, foi preciso dedicação e muito sacrifício. Com o estágio que fazia, recebia uma baixa remuneração e por conta disso, não tinha condições financeiras de arcar com os custos do curso de beleza cedido pelo SENAC de Cajazeiras. A jovem percorria 160 km por dia no famoso ‘carro pau de arara’, comum no nordeste brasileiro, onde os caminhões são adaptados para o transporte de passageiros. Arriscava-se em busca de seu sonho. De conhecimento do seu esforço, a instituição concedeu a Ju Aguiar uma bolsa integral como forma de incentivo.

Ainda assim, se adaptar a cultura local não foi fácil. Um forte choque cultural fez com que a esteticista retornasse ao Espírito Santo após 10 meses de permanência na Paraíba. Ela iniciou sua carreira autônoma em sua casa, sem nenhum empréstimo, com apenas 1 produto de selagem de cabelos, o que rendeu lucro para novos produtos. A partir daí, o número de clientes cresceu.

Em 2012, fez seu primeiro curso de micropigmentação em um instituto no sul do país. Conciliou a árdua e exaustiva rotina de 14 horas de trabalho com as obrigações de ser mãe. Nem mesmo os finais de semana eram poupados. Entretanto, seu empenho foi recompensado: a área em que atendia em um salão de Vitória, com o tempo, acabou ficando pequena. Foi preciso alugar uma sala maior em decorrência do aumento da clientela.

Com mais visibilidade, Ju passou a ter condições de poupar suas economias. Em 2013 fez seu primeiro grande investimento: adquiriu o Salão Esmaltadas, na Praia do Canto, uma das mais nobres regiões da capital capixaba.

Para aprimorar os conhecimentos, continuou realizando cursos, participando de congressos dentro e fora do país. Em julho de 2016 atingiu o marco de sua carreira: inaugurou o Espaço Ju Aguiar Permanent Make Up, o qual desde então administra. A equipe cresce a cada dia: hoje já são mais de 10 funcionários trabalhando no local e atendendo a clientes de todas as partes do mundo. Cada um dos profissionais foi treinado pessoalmente por ela – que também é responsável pela formação e capacitação de mais de 100 micropigmentadores atuando hoje no mercado de trabalho. Só em seu espaço de beleza, a profissional conta que mais de 3.000 procedimentos do tipo já foram realizados.

Com o sucesso profissional, a empresária decidiu apostar em um público em especial: as mulheres que tiveram suas sobrancelhas mutiladas. São pacientes que se recuperam de um câncer, portadoras de Tricotilomania (impulso urgente e irreprimível da pessoa de arrancar o próprio cabelo ou pelos, seja do couro cabeludo, sobrancelhas ou outras partes do corpo), pessoas que sofreram queimaduras, dentre outras razões; e que por esse motivo, hoje têm baixa autoestima, graves problemas com aceitação pessoal e até mesmo depressão.

Ao todo, são 8 anos atuando no mercado de beleza e estética. Hoje Ju Aguiar atua como micropigmentadora e ministra cursos iniciantes e de especialização na área. No Espírito Santo, ela é a única micropigmentadora com certificação PhiBrows Royal Artist .

Juliana Aguiar com faixa e prêmio durante evento em Recife. Foto: Divulgação

Conquistas

Em 2016, Ju Aguiar foi reconhecida pelo mestre Toni Belfatto com prêmio de Melhor Sobrancelha Hiper-realista RIO-2016, selecionada entre 20 grandes micropigmentadoras do Brasil presentes no campeonato. A empresária também foi considerada número 1 na América Latina em Micropigmentação de Sobrancelhas com Tebori pela SILAM (2017).

Capacitação

Com mais de 5.000 procedimentos de microblading feitos, tem know how o suficiente para preparar profissionais para esse mercado. Além disso, tem experiência como empresária, é formada em Administração de Empresas e Marketing, é visagista e ex-instrutora de maquiagem de um grande instituto.

Especializações

Possui, dentre muitos certificados nacionais, mais de 10 participações em simpósios e congressos internacionais, incluindo um grande Simpósio de Micropigmentação em Montevidéu, o maior da América Latina; o Worldwide Eyebrow Festival em Roterdã, Holanda; o evento internacional da Biotek em Milão, Itália, e o Silam Business em Dubai, Emirados Árabes.

Sucesso nas redes

Tamanho empenho em seu trabalho, que rendeu frutos em suas redes sociais. Atualmente, Ju conta com mais de 40 mil seguidores em sua conta profissional no Instagram e mais de 36 mil em sua página no Facebook. A empresária revela que consegue captar clientes por lá. “Cinquenta por cento dos meus clientes chegaram até a mim através das minhas redes sociais”, disse.

Futuro

Ju Aguiar já amplia sua carreira internacionalmente: a profissional está com agenda fechada para atendimentos em janeiro de 2025 em Portugal. “Lá na Europa o mercado é mais valorizado e em determinadas regiões existem poucos profissionais qualificados, por isso estudo a possibilidade de atender nessa área”, disse.

Recomendadas