Foto: Divulgação/Ana Rita
A médica Ana Rita Novaes, especialista em homeopatia e acupuntura, encontrou uma maneira criativa de abordar a saúde integral e a prevenção do câncer de mama: um livro em formato de quadrinhos. O trabalho, intitulado “Conversando sobre a Acupuntura – A vida de Maria: um olhar feminino sobre os tratamentos integrais do câncer de mama”, será lançado no sábado (16), das 16h às 19h, na Pousada Nossa Toca Barra do Jucu, em Vila Velha.
Com ilustrações de Thiago Fagner dos Santos Sousa, o livro não apenas explora informações sobre o câncer de mama, mas também oferece uma narrativa fictícia que aborda questões femininas como sexualidade, amor e vida. Durante o evento de lançamento, a autora, que também é cantora e concilia a medicina com a música, apresentará canções de MPB, samba e bossa nova, acompanhada por músicos convidados.
A programação do evento inclui uma roda de conversa sobre o tema do livro e uma vivência sobre autocuidado com a educadora e psicóloga Clara Novaes, mestre em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa.
Com base em dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o triênio 2023 a 2025, que estimam a incidência de 74 mil novos casos de câncer de mama por ano no Brasil, o livro busca sensibilizar o público para a importância da prevenção e tratamentos complementares.
No decorrer da narrativa, Ana Rita destaca os benefícios da acupuntura, tratamento milenar da medicina chinesa, que, quando integrado de maneira complementar, revela resultados promissores no controle de sintomas do câncer e efeitos adversos do tratamento oncológico.
Antes do lançamento oficial, a autora apresentou o livro no Hospital Santa Rita, em Vitória, e no Congresso Brasileiro de Homeopatia, em São Paulo, com a proposta filantrópica de doar os livros durante o evento.
PROGRAMAÇÃO
Data: 16 de dezembro, das 16h às 19h
Local: Pousada Nossa Toca Barra do Jucu – Vila Velha.
– Roda de Conversa com Ana Rita Vieira Novaes: médica de família, homeopata e acupunturista e cantora. Doutora em Saúde Coletiva.
– Vivência sobre Autocuidado com Clara Novaes: educadora, bióloga e psicóloga. Pós-graduada em Gestalt- terapia. Mestre em Antropologia.
– Roda musical com Ana Rita Novaes e músicos convidados. Repertório: MPB, samba e bossa nova
– Lanche compartilhado
QUEM É ANA RITA NOVAS
A médica possui mestrado e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e integra com paixão as áreas da música e medicina.
“Hoje entendo que a arte tem uma capacidade curativa inimaginável, tanto como forma de expressão para quem a produz como para quem interage com ela, numa compreensão ampliada da vida. Inclusive, tenho um poema chamado ‘A Arte Salva’, que expressa essa percepção”, comenta Ana.
Nos anos 80, aprovada no vestibular de música na antiga Escola de Música do Espírito Santo, conquistando o primeiro lugar no Festival de Música de Alegre com a canção “Navio pirata”.
Após graduar-se em Medicina pela Ufes, dedicou-se à saúde, trabalhando na Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e desempenhando papéis significativos na inserção da homeopatia e acupuntura no SUS. Em 2000, retomou sua paixão pela música, tocando violão e cantando em rodas de samba.
Ao longo dos anos, Ana Rita participou ativamente da cena musical em Vitória, apresentando-se em diversos locais, acompanhada por músicos talentosos. Em 2020, durante a pandemia, liderou o projeto voluntário “Colorindo o Cuidado”, homenageando profissionais de saúde e artistas capixabas.
Em 2022, realizou um show no 244 Club, apresentando canções de Chico Buarque, bossa nova, jazz, samba e MPB, valorizando também seu lado autoral com composições em parceria. Atualmente, concentra-se na gravação de um álbum, explorando diferentes estilos e colaborando com diversos músicos em suas criações.
VEJA TAMBÉM:
View this post on Instagram